10 curiosidades sobre a Krispy Kreme, rede dos EUA que vai desembarcar no Brasil

Famosa pelos donuts preparados diariamente e servidos ainda quentes, a marca norte-americana terá a sua primeira unidade brasileira em São Paulo, na avenida Juscelino Kubitschek. Em 2024, o faturamento global da empresa foi de US$ 1,6 bilhão

Mariana Missiaggia
25/Mar/2025
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10 curiosidades sobre a Krispy Kreme, rede dos EUA que vai desembarcar no Brasil

Prestes a lançar a primeira loja no Brasil, a norte-americana Krispy Kreme desembarca em São Paulo, no início do segundo trimestre, com uma loja-conceito que terá a missão de apresentar a rede de donuts ao público local e dar início à estratégia de crescimento da marca no país. A expectativa é produzir e vender até 50 mil unidades de donuts por dia por aqui.

O lançamento no Brasil é resultado da joint venture entre a Krispy Kreme e a também norte-americana AmPm, rede de lojas de conveniência dos postos Ipiranga. Em 2024, o faturamento global da rede de donuts foi de US$ 1,6 bilhão (R$ 9,2 bilhões). Já a AmPm, presente em 25% dos postos Ipiranga, faturou R$ 2,1 bilhões em 2024.

De acordo com Raphael Duvivier, presidente internacional da Krispy Kreme, a parceria com a AmPm está relacionada, entre outros aspectos, à capilaridade da rede, que possui cerca de 1,5 mil pontos de varejo em todas as regiões do Brasil. A Krispy Kreme tem mais de 30 parceiros internacionais de franquia em todo o mundo.

Segundo Paulo Calil, presidente da Krispy Kreme no Brasil, abrir as portas no país foi uma decisão estratégica. "Enxergamos um enorme potencial no mercado brasileiro, que é um dos mais promissores, com um faturamento de milhões ao ano."

Calil também comemora o impacto positivo da rede na economia local. A primeira loja gera cem postos de trabalho diretos, com planos para criar ainda mais postos à medida que a marca expanda, segundo o executivo.

A primeira loja brasileira da Krispy Kreme, projetada para a região da Faria Lima, terá 600 metros quadrados e abrigará a fábrica da marca, que num segundo momento deverá fornecer donuts para novas lojas e varejos parceiros. O primeiro deles será a própria rede AmPm.

Nos Estados Unidos, além das lojas próprias, a marca está presente em lojas de varejo como 7-Eleven e Walmart. Uma outra flagship da marca está na Times Square, em Nova York, e, assim como se promete em São Paulo, tem a experiência do cliente como pilar. Além da opção de drive-thru, haverá espaços instagramáveis para os consumidores, como o chamado “Teatro de Donuts”, área em que é possível ver a produção em tempo real.

Além do Original Glazed, sabor clássico de donut da rede, outros 11 sabores mais próximos do consumidor brasileiro, como doce de leite e chocolate, estarão disponíveis. O menu inclui, ainda, cafés, bebidas geladas e ready to drink. Collabs em donuts e bebidas estão nos planos.

Fundada em 1937 na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a Krispy Kreme tem mais de 17 mil pontos de venda em 40 países. Atualmente, a América Latina é uma das áreas onde a empresa tem focado a sua expansão. O Chile foi o primeiro destino na região, recebendo a operação há dois anos e meio. No ano passado, a marca desembarcou no Equador.

Veja algumas curiosidades sobre a história da marca:

1 - VENDENDO PELO CHEIRO
 
A Krispy Kreme era uma fábrica de donuts por atacado que vendia apenas para supermercados. No entanto, o cheiro de donuts recém-assados que emanava do prédio fazia quem passava por ali bater na porta da fábrica perguntando se podiam comprar o que estava assando. Por essa razão, o fundador do negócio abriu uma espécie de janela no prédio para que os clientes pudessem comprar os doces quentinhos, direto da fritadeira.

2 - RECEITA SECRETA

Vernon Rudolph fundou a marca em 1937, após comprar uma receita secreta de um chef de cozinha norte-americano. Em uma entrevista, seu filho e herdeiro no negócio, Carver Rudolph, revelou que a massa, basicamente, é feita por uma base de claras em neve, purê de batata, açúcar, gordura vegetal, leite desnatado e farinha. No entanto, a família precisou alterar alguns detalhes dessa fórmula para preparar os donuts em uma escala maior. Quase 90 anos depois, a receita permanece em segredo e está guardada em um cofre.

Trajetória da marca é marcada por clientes apaixonados e segredos guardados em cofre

 

3 - PRIMEIRA LOJA

Apesar de existir desde a década de 1930, a Krispy Kreme abriu a sua primeira loja própria quase 50 anos depois, em 1989. A unidade funcionava como uma loja de fábrica e o endereço original era na cidade de Greensboro, na Carolina do Norte, mas já não existe mais. 

4 - DESAFIO CALÓRICO

Todos os anos, a Universidade Estadual da Carolina do Norte organiza uma competição em que os participantes têm que correr cerca de dez quilômetros pela cidade de Raleigh e consumir uma dúzia de donuts em menos de uma hora para queimar 2,4 mil calorias geradas pelo doce. O evento acontece desde 2004, costuma reunir cerca de 10 mil pessoas e toda a renda gerada é revertida para o Hospital Infantil da Carolina do Norte.

Desafio reúne os famintos clientes da marca e o lucro é revertido para ajudar um hospital infantil

 

5 - TENTATIVA FIT

Em 2007, a Krispy Kreme quis pegar carona no mercado fitness e lançou um donut integral com apenas 180 calorias, enquanto outras versões podem chegar a 300 calorias. A ideia era atrair também clientes preocupados com a saúde. No entanto, o tempo mostrou que quase todos que consumiam o produto não se preocupavam especialmente com o número de calorias no momento da compra. Em pouco tempo, os donuts de trigo integral desapareceram silenciosamente das lojas.

6 - MILHARES DE DONUTS POR HORA

Uma loja da Krispy Kreme pode produzir em média 3 mil donuts por hora. No entanto, há lojas maiores, que podem produzir até 12 mil donuts por hora. Quando o negócio começou, os donuts eram cortados à mão até desenvolverem um cortador que tornou o processo mais rápido e que conseguia fazer cerca de 1,4 mil rosquinhas por hora.

Krispy Kreme sempre apostou em processos de produção rápidos e frescos

 

7 - PIZZA NO CARDÁPIO

Houve uma época (pouco mais de dez anos atrás) em que a Krispy Kreme tinha sabores de pizza em seu cardápio. Lançadas como uma novidade, as pizzas eram citadas em postagens nas redes sociais e tinham certa evidência. Sem qualquer explicação, a opção desapareceu do menu e nunca mais retornou.

8 - INTERNACIONAL DESDE 2001

A primeira loja aberta fora dos Estados Unidos foi inaugurada em Mississauga, no Canadá, em 2001. Na sequência, a marca foi lançada em Montreal, também no Canadá, Sydney (Austrália), Londres (Inglaterra), na Ásia, no Oriente Médio e em países como México, Porto Rico e Turquia. No total, a marca está presente em mais de 40 países por meio de lojas próprias, e-commerce e varejo. Em 2024, o faturamento global da marca foi de US$ 1,6 bilhão.

Um sinal luminoso acende para avisar os clientes sempre que uma fornada está prestes a sair

 

9 - FRESQUINHOS E QUENTINHOS

O apelo de quentinhos e fresquinhos sempre foi a característica mais marcante da Krispy Kreme. Por isso, em 1992, a marca encontrou uma forma de comunicar aos clientes que uma fornada estava prestes a sair. Uma placa luminosa escrito "Hot Now" foi instalada na fachada das lojas, sinalizando aos passantes quando um lote fresco estava saindo da fritadeira.

Até hoje, o letreiro neon do tradicional Original Glazed acende para avisar que o doce está pronto. Nessas ocasiões, os visitantes são convidados a degustar o produto como cortesia. Para os mais tecnológicos, além da placa, o aplicativo da marca também informa quando a loja mais próxima tem donuts frescos sendo preparados.

As rosquinhas circulam por uma cascata de glacê de açúcar morno para garantir um acabamento uniforme
 

10 - UM PROCESSO DE UMA HORA

Do início ao fim, o processo de fabricação de donuts leva aproximadamente uma hora. Isso inclui 33 minutos de preparação e tempo de fritura, mais 25 minutos de cobertura e tempo de resfriamento. Enquanto os donuts Original Glazed, carro-chefe da marca, são feitos principalmente por máquinas, os donuts de geleia e cobertura precisam ser recheados e decorados à mão.

Na prática, os donuts são uma massa fermentada que passa por uma máquina pressurizada a ar que a molda em anéis perfeitamente estufados. Ela é deixada para crescer por 30 minutos antes de ser frita em gordura vegetal – tudo isso enquanto se move por uma correia transportadora. Depois de fritas, as rosquinhas circulam por uma cascata de glacê de açúcar morno para garantir um acabamento uniforme.

 

IMAGENS: divulgação

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