Sebrae e Abip direcionam R$ 5,9 mi para melhorar gestão de pequenas padarias
Expectativa é, no prazo de dois anos, reduzir em 5% o consumo de energia, aumentar em 30% a qualidade do pão francês, melhorar em 7% a produtividade e regularizar a documentação de 80% dos negócios
O Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) assinaram um convênio nesta sexta-feira, 22/11, que promete direcionar mais R$ 5,9 milhões para dar mais eficiência à gestão das pequenas padarias. A ideia é que o investimento melhore os índices de produtividade e reduza os custos dessas empresas no período de dois anos.
Entre os principais objetivos do convênio, estão: reduzir em 5% o consumo de energia; aumentar em 30% o nível de qualidade do pão francês; promover o ganho de 7% na produtividade das empresas participantes; e tornar 80% dos negócios atendidos aptos do ponto de vista documental.
Segundo Décio Lima, presidente do Sebrae, 98% das empresas do segmento de panificação são micro ou pequenas. “Nós vamos estabelecer um acordo de cooperação para que o Sebrae possa trazer para o setor produtivo aquilo que é fundamental, que é garantir a ele uma qualidade na sua gestão do negócio, para que o próprio ambiente onde ele está instalado se transforme numa atividade econômica segura”, afirmou.
A Abip projeta um crescimento de 8% a 9% para o setor em 2025, composto por aproximadamente 90 mil padarias.
Dentro do convênio, o Sebrae também prevê a incorporação de outras soluções da instituição, como a jornada ESG (Ambiental, Social e Governança), com repasse da metodologia Sebraetec; a inclusão de autodiagnóstico de maturidade digital; o diagnóstico de plano de ação em compras públicas; e a realização de pesquisa do Sebrae sobre o perfil dos empreendedores do setor.
IMAGEM: Freepik