Celebra Show destaca a importância do mercado de festas no Brasil

Feira, que acontece de 25 a 28 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo, organizada pela ABCasa, reunirá os principais nomes do setor e terá ambiente propício para o visitante fechar negócios

Mariana Missiaggia
15/Mai/2025
  • btn-whatsapp
Celebra Show destaca a importância do mercado de festas no Brasil

Tido como festeiro, o brasileiro tem um dom especial para transformar um simples encontro em uma grande comemoração. Esse jeito expansivo de comemorar tem um impacto significativo no mercado de consumo e favorece o setor de festas. Na próxima semana, a Celebra Show reunirá nomes importantes do ramo, entre os dias 25 e 28 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com o foco em auxiliar os lojistas a aprimorar seus negócios, a feira é uma referência para profissionais da área em relação a tendências, novidades e negócios. De acordo com Eduardo Cincinato, presidente da Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa), entre os destaques da edição deste ano da Celebra Show estão novidades para confeitaria criativa, Natal, arte com balões, Halloween, entre outras.

Serão mais de 60 mil metros quadrados de área, mais de 40 mil visitantes, entre lojistas, empreendedores, profissionais e delegações internacionais, e oportunidades de negócios oferecidas por mais de 180 expositores, entre fabricantes, importadores, exportadores e distribuidores.

Com um calendário de datas comemorativas muito consistente, Cincinato indica que o Natal segue como a principal aposta para o mercado de celebrações, como sendo a época mais lucrativa para o varejo e o setor de decoração. "As inovações que moldam o mercado refletem o crescimento contínuo impulsionado pela demanda por tradição, produtos exclusivos e experiências únicas".

Desde a pandemia, Cincinato diz observar uma mudança no comportamento dos consumidores em relação à ambientação de suas casas. Datas como Carnaval, Páscoa e Halloween passaram a despertar um sentimento similar ao vivido durante as festas de fim de ano, quando os consumidores preparam e enfeitam os lares. Desse modo, novos hábitos embalam esse mercado.

Falando especificamente do Natal, Cincinato diz que o mais comum nas decorações natalinas era a árvore de Natal, uma guirlanda e um presépio. Hoje, o que se vê é uma integração dessas comemorações à decoração cotidiana da casa. E, assim, sofás recebem mantas e almofadas temáticas, mesas postas ganham um enxoval próprio, louças decoradas, vasos fixos recebem novos adornos, além de tapetes, iluminação e tantos outros objetos que passam a preencher o espaço.

"O ato de decorar a casa tornou-se um hábito e isso é registrado, vai para as redes sociais. Portanto, no ano seguinte, aquela decoração já não se torna mais tão interessante por ser repetida, e os cosumidores voltam às compras", diz o presidente da ABCasa.

Com relação à tecnologia, o setor também se reinventou e não faltam novidades - árvores de Natal modulares, adornos customizáveis, vilas natalinas interativas, que contam com efeitos sonoros e visuais para criar experiências imersivas e iluminação com programação digital são algumas das apostas. 

As projeções da ABCasa indicam um crescimento acima de 20% no faturamento do setor em dezembro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Halloween - Outra data que ganhou peso nesse calendário, o Halloween teve crescimentos acima de 30% nos últimos anos. Como uma data tradicional norte-americana, o mercado brasileiro ainda busca inspiração nos elementos típicos, como bruxas, palhaços e esqueletos.

No entanto, o executivo garante que há diferenças perceptíveis. O público brasileiro se mostra bem fiel às opções clássicas, com as cores laranja, preto e roxo e produções mais assustadoras, enquanto o norte-americano já trata o tema com mais diversão, até com roupagens mais coloridas.

Além disso, ele observa que, a cada ano, as festas de Halloween chegam a regiões mais distantes do país, popularizando a data no Brasil e exigindo do mercado evoluções para atender às preferências regionais e culturais de cada localidade.

Eventos sociais - Já em relação aos eventos sociais, que envolvem celebrações, como aniversários, formaturas e casamentos, Cincinato também está otimista. Em paralelo aos grandes eventos que, segundo o presidente da ABCasa, seguem acontecendo, há um novo universo de festejos - com celebrações menores e mais intimistas: as chamadas microcelebrações.

Apesar de envolverem um volume menor de decoração, essas festas tendem a fugir do padrão e ser mais personalizadas, detalhistas, com maior autenticidade e que realmente transmitam histórias. Os espaços instagramáveis seguem em alta, assim como áreas de experiências.

"A Celebra Show será uma feira com muitas oportunidades de negócios e um momento importante para o segmento com muito conteúdo. Quem vive nesse mundo, não pode deixar de visitar", diz.

SERVIÇO

Celebra Show 2025

Data: de 25 a 28 de maio de 2025

Onde: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, V. Guilherme, São Paulo - SP

Credenciamentohttps://www.celebrashow.com.br

 

IMAGEM: ABCasa/divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Colunistas