Walmart lança experiência virtual para vender brinquedos

A novidade veio um semestre após a varejista ter registrado sete marcas no metaverso, em um movimento que já sinalizava seus planos de fabricar e vender bens virtuais no Roblox

Mariana Missiaggia
28/Set/2022
  • btn-whatsapp

No início desta semana, o Walmart anunciou o lançamento de duas novas experiências imersivas na megaplataforma do metaverso Roblox. Chamados de Walmart Land e Walmart’s Universe of Play, os espaços oferecem conteúdo interativo e entretenimento exclusivos para os clientes.

A novidade veio quase um semestre depois da varejista ter registrado sete marcas no metaverso no final de 2021, em um movimento que já sinalizava seus planos de fabricar e vender bens virtuais na plataforma.

No comunicado enviado à imprensa, o Walmart cita a criação de duas experiências: a “Walmart Land” e a “Walmart’s Universe of Play”. Chamadas de “ilhas” do Walmart no mundo virtual, esses espaços dão vida a possibilidade de comprar dentro da plataforma. O Walmart Land apresenta uma coletânea de produtos de mercearia, moda e beleza, enquanto o Universe Play reúne itens do entretenimento, como jogos e brinquedos, na comunidade que acumula mais de 52 milhões de usuários ativos diariamente. 

"Estamos aparecendo em grande estilo - criando comunidade, conteúdo, entretenimento e jogos através do lançamento do Walmart Land e do Walmart Universe of Play", diz o comunicado assinado por William White, diretor de marketing do Walmart EUA. 

De acordo com a nota, o Walmart está convencido de que seus clientes passam muito tempo no metaverso, e por essa razão, a companhia está concentrada em criar experiências novas e inovadoras que os empolguem dentro das comunidades onde eles vivem agora, nos mundos virtuais em que jogam.

COMO TUDO FUNCIONA

Walmart Land e Universe of Play são lobbies virtuais e dentro deles há uma variedade de minijogos e experiências, incluindo uma roda gigante, piano interativo e cabine de DJ - e a maioria deles serve para direcionar os jogadores para certas marcas.

Por exemplo, um camarim virtual permite que o usuário gaste moedas coletadas no Walmart Land para enfeitar seu avatar com fones de ouvido Skullcandy ou um rastreador de fitness Fitbit - todos produtos disponíveis para compra. Em Universe of Play é possível correr com um patinete elétrico da marca Razor em uma pista ou sair com personagens da Patrulha Canina.

Apesar de parecer um lance um tanto quanto futurista ou superficial, a estratégia de marketing parece estar funcionando - uma quantidade razoável de usuários já se logou na plataforma. Cerca de 200 mil emblemas com a frase “Bem-vindo ao Walmart Land” foram concedidos a usuários por entrar no jogo pela primeira vez.

E enquanto a moda não pega de vez, White tem falado sobre os mundos virtuais em entrevistas como uma forma de se conectar com a Geração Z.

“Como estamos desenvolvendo a comunidade e o engajamento? Como estamos movendo a agulha de um ponto de vista favorável à marca com o público mais jovem? É isso que estamos tentando fazer aqui”, diz o executivo em nota.

Ao apresentar a novidade, White explica que o Walmart Land conta com uma variedade de experiências imersivas, incluindo uma loja virtual de mercadorias e brindes que podem ser ganhos em vários jogos e competições.

O Walmart Land estreia com três grandes experiências, especificamente com a próxima geração de clientes em mente:

Electric Island - Inspirado nos maiores festivais de música do mundo, o Electric Island inclui uma passarela de piano interativa, um desafio de dança, uma experiência de curiosidades da Netflix com Noah Schnapp, ator de Stranger Things, e uma cabine de DJ onde os usuários podem aprender a misturar diferentes batidas.

House of Style - Apresentando um camarim virtual, um desafio de pose, uma pista de obstáculos de cosméticos de grandes dimensões e uma pista de patinação, a House of Style oferece produtos de UOMA by Sharon C., Lottie London, Bubble, entre outros.

Electric Fest - Usuários podem voltar ao Electric Island para o 'Electric Fest', uma celebração de concerto de captura de movimento com apresentações de artistas populares como Madison Beer, Kane Brown e YUNGBLUD.

Já a área focada em reunir os maiores lançamentos relacionados ao universo do entretenimento e brinquedos torna possível explorar diferentes mundos de brinquedos para ganhar moedas para produtos virtuais, desbloquear códigos secretos e muito mais. Universo do Jogo inclui:

Jogos imersivos - os usuários podem mergulhar em cinco novos jogos que oferecem experiências com produtos e personagens de L.O.L. Surpresa!, Jurassic World, Patrulha Canina, Magic Mixies e Razor Scooters.

Recompensas desejadas - Os usuários terão a oportunidade de tentar coletar o máximo de brinquedos virtuais que puderem para ganhar moedas resgatáveis para o seu avatar. Os brinquedos ficarão pendurados por toda parte, e um dirigível do Walmart derrubará brinquedos regularmente ao longo da experiência.

Aventuras virtuais - Com itens de mobilidade eletrônica, como hoverboards, que um avatar pode usar para viajar pelo universo mais rapidamente, os usuários encontrarão drones que os ajudarão a descobrir outros mundos de brinquedos.

 

IMAGEM: Walmart/reprodução do Youtube

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais