Pronto para o Super Bowl? Espetáculo que atrai atenção do mundo acontece neste domingo
Antecipamos tudo o que você precisa saber sobre o jogo decisivo da NFL e o show de publicidades que atrai mais de 120 milhões de espectadores

A final do campeonato de futebol americano, o Super Bowl, acontece neste domingo, dia 9, e é muito mais que uma partida decisiva. O evento da National Football League (NFL), que deve atrair mais de 120 milhões de expectadores, é um dos maiores espetáculos televisivos transmitidos ao vivo para o mundo todo e é também a grande oportunidade do ano para o lançamento de produtos e campanhas publicitárias milionárias. Dias antes, o barulho em torno do show já é grande, com especulações e antecipações do que será visto dentro e fora dos campos.
Presenças ilustres são esperadas na plateia e a segurança será reforçada. A Casa Branca confirmou que o presidente Donald Trump assistirá o jogo na arena Caesars Superdome, em Nova Orleans (Lousiana). Ele será o primeiro presidente em exercício dos Estados Unidos a comparecer a um Super Bowl.
No programa pré-jogo da Fox (o canal oficial da transmissão), a rede anunciou que transmitirá uma entrevista gravada em uma das residências de Trump, em Mar-a-Lago, Palm Beach (Flórida), com uma conversa que "se concentrará nas mudanças que o governo Trump implementou desde a posse e os primeiros 100 dias de sua gestão", conforme nota da emissora.
E se Trump será a maior estrela política do evento, no cenário pop deve brilhar a presença de uma das artistas que mais faturou nos últimos tempos, movimentando uma massa de milhões de fãs, a cantora Taylor Swift. A superestrela da música tem sido vista com frequência nas partidas do campeonato. Ela é namorada do jogador Travis Kelce, que estará em campo como tight end (posição da linha ofensiva, que bloqueia e recebe passes) do Kansas City Chiefs.
O burburinho do momento, que está agitando fãs e a imprensa de celebridades norte-americana, é se Kelce pedirá Swift em casamento durante o Super Bowl. A especulação é tanta que até casas de apostas estão aceitando palpites sobre o tema.
PARTIDA ACIRRADA DENTRO DE CAMPO
No gramado, o jogo será uma revanche entre o Kansas City Chiefs (do Missouri) e o Philadelphia Eagles (da Pensilvânia), repetindo a final de 2023, quando o time do Missouri levou a melhor. Os Chiefs, que também venceram no ano passado contra o San Franscisco 49ers, tentam o tricampeonato.
Antes do bicampeonato (2023 e 2024), a equipe havia disputado outras três finais. Em 1970 e em 2020, saiu vencedora contra o Minnesota Vikings e o San Francisco 49ers, respectivamente; e em 2021 perdeu para o Tampa Bay Buccaneers.
Apesar de toda a força do adversário, os Eagles devem ter a torcida de muitos brasileiros, que viram os jogadores de perto. No último dia 7 de setembro, o time teve o mando de campo na Neo Química Arena, a casa do Corinthians, em São Paulo, quando venceu o Green Bay Packers, no primeiro jogo da NFL no Brasil. Na ocasião, os Eagles abriram mão do verde tradicional de seus uniformes e jogaram com camisa branca e capacete e calças pretas, uma combinação inédita para eles, feita em homenagem ao time brasileiro dono da arena.
A partida foi válida pela primeira rodada da temporada regular da liga de futebol americano em 2024/25, que se encerra neste domingo.
A equipe da Philadelphia já participou de cinco Super Bowls e ganhou em apenas um deles, justamente uma revanche. As derrotas foram em 1981, contra os Oakland Raiders; em 2005, contra os New England Patriots; e em 2023 para o Kansas City Chiefs. Em 2018, os Eagles deram o troco nos Patriots e foram campeões da NFL em cima deles.
Aquela final ficou para a história pela frustração do ídolo Tom Brady, ex-marido da brasileira Gisele Bündchen, jogador dos Patriots e que esperava ganhar seu sexto título da NFL. Por anos, Brady amargou a derrota. "Isso é muita cicatriz mental daquele ano. Foi um jogo difícil", chegou a declarar à imprensa. A emblemática partida de 2018 é agora a motivação de jogadores e a esperança da torcida para que aconteça uma nova revanche, dessa vez em cima dos Chiefs.
SEGUNDOS QUE VALEM MILHÕES
Se a expectativa é grande dentro de campo, ela é tão ou mais alta do lado de fora dele, mais precisamente no que acontece quando a partida está interrompida. A começar pelo show do intervalo, uma tradição do Super Bowl de trazer artistas que são a sensação do momento. Neste ano, será a vez do rapper, compositor e produtor musical Kendrick Lamar, vencedor de 22 prêmios Grammy.
Mas os intervalos comerciais não ficam para trás no quesito atenção do público. "O Super Bowl é um tipo diferente de exibição", afirmou a responsável por Soluções para Clientes na empresa de resultados de TV EDO, Laura Grover. "As pessoas estão assistindo aos anúncios tanto quanto ao jogo." Isso é tão verdade que o espaço publicitário custa, literalmente, milhões de dólares. Os preços dos anúncios este ano começaram em US$ 7 milhões, mas foram subindo e atingiram nos últimos dias um recorde, batendo em US$ 8 milhões por 30 segundos de exibição.
Entre as empresas que compraram esses espaços - e ainda gastaram outros milhões de dólares na produção dos anúncios - estão fabricantes de bebidas, lanches e snacks, algumas farmacêuticas, companhias do ramo de tecnologia e telecomunicações, de acordo com o vice-presidente executivo de Vendas de Anúncios da Fox Sports, Mark Evans. Segundo ele, haverá um foco em Inteligência Artificial em mais comerciais neste ano.
Para os curiosos de plantão, é possível ver antecipadamente alguns desses anúncios. No do UberEats, por exemplo, o ator Matthew McConaughey explica de forma hilária sua ideia de conspiração no futebol, que teria sido inventado, na verdade, apenas para vender comida. Ao lado dele aparecerão outras estrelas badaladas, como Martha Stewart, Kevin Bacon e Greta Gerwig.
Já a Meta convocou os atores Chris Pratt e Chris Hemsworth para promover seus óculos Ray-Ban Meta. Com o título “Who eats art?” (Quem come arte?), o vídeo brinca com um desinformado Hemsworth, que come uma banana que, na verdade, faz parte de uma obra de museu. O amigo Pratt tenta ajudar.
E a estreante em anúncios no Super Bowl, a Häagen-Dazs, traz os astros e personagens de Velozes e Furiosos para mostrar que até eles “desaceleram” pelo sorvete.
Haverá ainda uma abdução alienígena do salgadinho Doritos...
..e uma grande revelação ao ex-jogador britânico David Beckham no comercial da cerveja Stella Artois
Outras marcas como Lays, Stellantis, Pringles, Booking.com, Google, Hellmann’s, Dove, Novartis, Budwaiser e Jeep também já divulgaram seus comerciais.
A Pepsico, por sua vez, vai inovar fora das telas. A marca se uniu à provedora de entrega por drones Wing para levar a clientes selecionados kits gratuitos de lanches para serem consumidos durante o jogo. Os kits incluem o salgadinho Doritos, molhos Tostitos e Pepsi Zero Açúcar. A ação só vale para consumidores da região da cidade de Frisco (Texas) que se cadastrarem no aplicativo da Wing. As entregas, claro, serão feitas apenas por drones automatizados e totalmente elétricos.
COMO ASSISTIR
O que: Super Bowl 2024/25
Quando: Domingo, 9 de fevereiro, a partir das 18h30 no horário da Costa Leste dos Estados Unidos (20h30 no horário de Brasília).
Onde: Caesars Superdome, em Nova Orleans (Lousiana)
Transmissão na TV norte-americana: no canal oficial Fox e outros canais de streaming.
Transmissão na TV brasileira: na Rede TV pela TV aberta, na ESPN pela TV fechada e nos canais de streaming Disney+ e NFL Game Pass.
IMAGEM: NFL/divulgação