Mundo perderá 5% do PIB global com fragmentação do comércio, diz OMC

O declínio do comércio entre China e Estados Unidos e o crescimento das transações entre países com mentalidade parecida estaria prejudicando a economia mundial

Estadão Conteúdo
12/Jan/2024
  • btn-whatsapp

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, ressaltou nesta sexta-feira, 12/1, que o mundo perderá cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) global - o equivalente a economia do Japão - caso a tendência de fragmentação do comércio continue.

O número foi estipulado por analistas da OMC no ano passado, porém, segue um risco para a economia, lembrou a autoridade.

"Nossa compilação de dados agregados em 2023 ainda tem muito ruído e não está clara para análise definitiva, mas estamos vendo sinais cada vez maiores de fragmentação que podem ser muito prejudiciais para o mundo", afirmou Ngozi.

Entre estes sinais, a diretora destacou como exemplo o comércio entre China e Estados Unidos já em estado de declínio e o crescimento mais rápido de transações entre países com mentalidade parecida. Para ela, esta postura significaria ir contra os valores sobre os quais a estrutura do comércio internacional deveria ser baseada, ignorando a estrutura de "livre comércio e ausência de protecionismo".

"Além disso, estaríamos assinando uma sentença para mercados emergentes, impedindo o seu desenvolvimento", pontuou.

 

IMAGEM: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais