Game para celulares e tablets desvenda o universo das franquias
Aplicativo do projeto Franquias Brasil, resultado da parceria entre o Sebrae e a ABF, pode ser baixado gratuitamente nos sistemas iOS e Android

O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), desenvolveu um aplicativo do projeto "Franquias Brasil" direcionado a proprietários de pequenos negócios no setor.
O projeto conta com seis games, que podem ser baixados nos sistemas iOS, da Apple Store, e Android, da Play Store. Também é possível jogar pela internet, na página de franquias do Portal Sebrae.
LEIA MAIS: 7 pegadinhas que vc deve evitar ao investir em franquias
Cada um dos jogos tem dez fases, que duram de dois a dez minutos cada, e que tentam ensinar conceitos fundamentais de gestão do negócio de forma lúdica aos empresários.
Entre os temas dos jogos, estão Custos e Precificação, Gestão de Pessoas, Atendimento aos Clientes, Merchandising e Publicidade, Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho.
A proposta dos games é ajudar os empreendedores a montar o orçamento e o fluxo de caixa da loja e mantê-la funcionando bem, atraente, com custos equilibrados, clientes bem atendidos e equipe motivada.
LEIA MAIS: Empreender em meio à crise pode ser mesmo um bom negócio?
O desenvolvimento desses games é uma das ações previstas no projeto Franquias Brasil, fruto de convênio firmado entre o Sebrae e a ABF em dezembro de 2014.
Desde que foram lançados, em junho de 2015, mais de sete mil potenciais franqueadores e franqueados já jogaram os games em mais de 42 mil partidas realizadas nas dez fases de cada jogo.
A maioria dos jogadores (63%) é homem, 38% têm idade entre 30 e 40 anos, 42% deles jogaram porque querem se tornar franqueados e 26% para adquirir mais conhecimento.
Um dos objetivos do projeto é incentivar o processo de interiorização de franquias e capacitar empreendedores fora das capitais. Até o fim de 2016, serão realizadas 337 turmas do curso “Entendendo Franchising” em 170 cidades de 25 estados brasileiros.
Foto: Charles Damasceno/Agência Sebrae