Fitch: dívida bruta do Brasil ficará perto de 80% do PIB em 2025

Segundo a agência, para que a dívida se estabilize, o superávit do Orçamento precisaria atingir pelo menos 2% do PIB. Já o governo diz que 1% basta

Estadão Conteúdo
02/Jul/2024
  • btn-whatsapp
Fitch: dívida bruta do Brasil ficará perto de 80% do PIB em 2025

O codiretor de rating para Américas da Fitch Ratings, Todd Martinez, comentou que a dívida bruta alta e ascendente "não permite que o Brasil atinja o investment grade", pois o País precisa melhorar a gestão das contas públicas, que é o "ponto fraco" da economia nacional.

Martinez apontou que as regras do arcabouço fiscal são bem flexíveis e não implicarão em expressiva consolidação das contas públicas nos próximos anos. A Fitch prevê que o déficit primário como proporção do PIB atingirá 0,7% neste ano e 0,5% em 2025.

Ele também ressaltou que para que a dívida bruta se estabilize o superávit do Orçamento precisaria atingir pelo menos 2% do PIB, enquanto que para o governo brasileiro é necessário apenas 1% do PIB. "Neste contexto, nos esperamos que a dívida bruta deverá ficar próxima a 80% do PIB em 2025 e superará esta marca em 2026."

Todd Martinez destacou que o fato do Brasil não atingir as metas fiscais nos próximos dois anos "não será necessariamente ruim", pois o arcabouço das contas públicas ao menos evita piora expressiva das contas públicas no longo prazo.

Por outro lado, Martinez apontou que reformas estruturais, como "a trabalhista, a tributária e a independência do Banco Central" podem ter elevado o potencial de crescimento do País. "Se PIB crescer 3,0% ou 4,0% poderá ser fator positivo para upgrade do rating do Brasil."

A Fitch estima que o produto interno bruto subirá 1,7% neste ano. "O crescimento do PIB pode surpreender para cima mais rápido do que a melhora fiscal", disse. Ele fez os comentários em webinar promovido pela Fitch.

 

IMAGEM: DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais