Estrela se rende à Shopee para impulsionar vendas aos 'kidults'

Segmento de brinquedos teve alta de 60% nas vendas pelo app do marketplace em 2024; a fabricante projeta crescer de 10% a 15% com o novo canal

Karina Lignelli
14/Fev/2025
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Estrela se rende à Shopee para impulsionar vendas aos 'kidults'

A Estrela, considerada uma das maiores fabricantes de brinquedos do país, acaba de entrar para a seção "Lojas Oficiais na Shopee", que conta com 800 grandes marcas presentes na plataforma. Com a nova parceria, o objetivo é ampliar as vendas para o segmento 'kidults', ou seja, que têm poder de compra e colecionam brinquedos nostálgicos e icônicos da infância, como Falcon, Ursinhos Carinhosos, Moranguinho, Autorama, Genius e Fofolete, entre outros. 

Com um e-commerce que representa de 8% a 12% do faturamento anual, segundo Aires Fernandes, diretor de marketing da Estrela, a empresa se rendeu ao convite da plataforma para fazer parte do seu portfólio de lojas, já que o segmento cresceu 60% nas vendas pelo app em 2024.

Essa estratégia, segundo Fernandes, funcionará como uma espécie de vitrine de produtos que não estão presentes na maioria das lojas físicas, mas que seguem a tendência de atender às novas gerações de kidults: um público que busca produtos nostálgicos das décadas de 1980 e 1990 com embalagens retrô, pois estão em busca de gatilhos de felicidade e nostalgia. 

"São produtos que não vão para as lojas físicas, pois não há um interesse em concorrer com as linhas tradicionais. Mas que podem alargar o faturamento de um modelo de negócio que em 2025 completa 88 anos, e formou gerações que têm brinquedos de infância como ícone", afirma ele, que diz que "a Estrela, sempre atenta aos movimentos do varejo em geral, compreendeu a importância crescente da Shopee na distribuição de brinquedos."  

Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios da Shopee, diz que o e-commerce se tornou essencial para conectar marcas e consumidores diante da crescente demanda por compras online, e a chegada da "grande marca" que é a Estrela reforça essa tendência. "A parceria amplia o portfólio e contribui para uma experiência de compra mais completa.”

Hoje, a Estrela tem um portfólio de 150 SKUs, sendo que 20 deles estão dentro da linha kidults. O tíquete médio dessa categoria também é mais alto: enquanto os produtos tradicionais têm preço médio de R$ 79,90, as linhas que serão comercializadas no marketplace da Shopee custam o dobro. 

A fabricante de brinquedos e o segmento como um todo já sofreram no passado com a concorrência acirrada dos produtos chineses. Mas esse cenário mudou. "A Shopee tem mais de 50 milhões de usuários mensais, e a perspectiva com a parceria é que traga um incremento de 10% a 15% nas vendas em 2025 com o acesso dos consumidores ao novo canal", afirma Fernandes, que diz que a marca prevê lançar "uma centena" de novidades na Abrin 2025, a feira internacional do segmento que será realizada a partir de 9 de março. 

 

IMAGEM: divulgação

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