Começa campanha para estimular consumo em MPEs
O movimento Compre do Pequeno Negócio, do Sebrae, está nas ruas a partir deste sábado, incentivando o consumidor a adquirir bens e serviços de empresas de menor porte. A ACSP apoia a ação

Na hora da crise, o pequeno empresário precisa reagir para sobreviver. Com esse mote, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) inicia a programação da campanha Compre do Pequeno Negócio neste fim de semana.
As principais atividades, no entanto, serão realizadas a partir de segunda-feira (05/10), que é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apoia o movimento, que tem o objetivo de estimular o consumidor a escolher produtos e serviços de pequenas empresas nas suas compras diárias.
Segundo o Sebrae, a força das micro e pequenas empresas é uma saída para a crise econômica. A entidade pretende mostrar para o consumidor que, ao comprar de um pequeno negócio, ele ajuda a gerar empregos e a movimentar toda a economia.
Hoje, o Brasil tem mais de 10 milhões de pequenas empresas, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano.
O movimento já chega às ruas neste fim de semana. Na noite de sábado (03/10), uma equipe uniformizada vai distribuir panfletos incentivando o consumidor a comprar de pequenas lojas do Shopping Center Lapa, na zona oeste da Capital.
No domingo (04/10) de manhã, uma ação semelhante será realizada no Mercado Municipal. No mesmo dia, à noite, a ação será realizada no Mais Shopping, em Santo Amaro, na zona sul da Capital.
As lojas que querem participar do movimento devem se cadastrar no site para receber um kit com bandeiras, adesivos e informativos ao consumidor sobre como funciona a campanha.
O lojista não precisa oferecer descontos e contrapartidas, o que fica a critério de cada um. O importante é que possa ser identificado por consumidores que acessarem o site da campanha.
"A ideia é fazer bastante barulho e chamar lojistas para campanha. Se eles ajudarem a divulgá-la, chamarão a atenção de consumidores, trazendo benefícios para o próprio negócio", disse Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, gerente regional do Sebrae-SP.
O lojista pode criar uma ação promocional enquanto divulga a campanha. Essa foi a ideia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que lançou com o Sebrae, no Rio de Janeiro, o “Prato Compre do Pequeno”. Os restaurantes que participam vão escolher um prato do cardápio e ofertá-lo com descontos de até 20% ou oferecer uma cortesia.
SEMANA DO EMPREENDEDOR
As principais atividades começam na semana do empreendedor, a partir do dia 05 de outubro.
Uma tenda de atendimento do Sebrae-SP estará na Praça do Patriarca, no Centro, com técnicos da Prefeitura de São Paulo e do Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo).
No espaço, eles oferecerão assistência para formalizar pequenos empreendimentos, com a possibilidade de emissão imediata do CNPJ.
Além disso, donos de pequenos negócios, como lojas, bares, padarias, mercearias, e outros poderão participar de oficinas, palestras e consultorias individuais gratuitas. O horário de funcionamento da tenda será de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h e, no sábado, das 9 às 15h.
Na próxima semana, em Brasília, os pequenos produtores rurais vão expor e vender no Mercado do Produtor Rural, montado no Parque da Cidade. Na ocasião, será lançado o Guia Empresarial Eletrônico do DF na internet.
No site, os empresários podem, gratuitamente, cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre produtos e serviços perto de casa ou do trabalho.
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