Volume de impostos sobre produtos cresce 5,5% em 2024, diz IBGE

O volume de Imposto de Importação aumentou 20,5% em relação a 2023, enquanto o de IPI cresceu 8,0%, o de ICMS subiu 4,7% e o de outros impostos sobre produtos avançou 4,7%

Estadão Conteúdo
07/Mar/2025
  • btn-whatsapp
Volume de impostos sobre produtos cresce 5,5% em 2024, diz IBGE

O volume de impostos sobre produtos arrecadados no país, líquido de subsídios, cresceu 5,5% em 2024 ante 2023. Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) foram divulgados nesta sexta-feira, 7/3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Até ajudou neste ano no crescimento da economia", resumiu Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais no IBGE.

A pesquisadora explica que a alta no volume de impostos depende do tipo de atividade que cresce mais no ano. Se a expansão ocorrer numa atividade que arrecada mais, o volume tende a ser maior.

Em 2024, o volume de Imposto de Importação aumentou 20,5% em relação a 2023, enquanto o de IPI cresceu 8,0%. Já o volume de ICMS subiu 4,7%, e o de outros impostos sobre produtos também avançou 4,7%. "O IPI cresceu muito em função da indústria de transformação", apontou Palis.

Quanto à representatividade de cada modalidade, o ICMS foi responsável por 50,3% de todo o volume de impostos, seguido por outros impostos sobre produtos (com uma fatia de 41,6%), IPI (participação de 4,2%) e imposto de importação (3,9%).

 

IMAGEM: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis