Vendas no comércio paulistano sobem 3% em agosto ante igual mês de 2016
Três datas fortes até o fim do ano – Dia das Crianças, Black Friday e Natal –indicam que haverá continuidade do crescimento, diz Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

O movimento de vendas do varejo paulistano registrou uma elevação média de 3% em agosto sobre o mesmo mês de 2016.
É o que informa o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo, que aponta alta tanto nas comercializações a prazo (3,6%) quanto à vista (2,4%).
De acordo com Alencar Burti, presidente da ACSP, o comércio foi impulsionado pela melhora do quadro macroeconômico, que fortaleceu o Dia dos Pais deste ano.
Tal crescimento, porém, não cobre as perdas de 5,3% de agosto do ano passado. “Essa é quarta alta consecutiva do varejo paulistano em 2017, o que revela que a recuperação econômica do País está se consolidando mês a mês”, afirma Burti
“Temos três datas comerciais fortes até o fim do ano – Dia das Crianças, Black Friday e Natal –, o que sugere continuidade do crescimento. Mas não podemos descartar as intempéries políticas, que podem prejudicar esse processo de retomada”, diz Burti, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Em agosto, as vendas à vista e a prazo foram beneficiadas pela base fraca do ano anterior e pela conjuntura macroeconômica, mais notadamente a recuperação da massa salarial, o crescimento do salário real visto nos últimos meses, a redução inflacionária – e, especificamente nas vendas parceladas, a queda dos juros e o alongamento dos prazos.

Nos oito primeiros meses do ano, o movimento de vendas do comércio varejista de São Paulo caiu 1,2% na média. Trata-se de uma recuperação significativa em relação ao acumulado de janeiro a julho, quando a queda havia sido de 1,9%.
Na comparação com julho deste ano, as vendas à vista (5,2%) subiram mais que as vendas a prazo (2,3%) especificamente por causa do Dia dos Pais, uma data comercial em que prevalecem presentes de menor valor, como cintos, carteiras, livros e camisas.
O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.