Vendas do GPA sobem 5% no terceiro trimestre. Grupo reduz prejuízo em 76%
Receita líquida foi de R$ 4,5 bilhões no período, com prejuízo consolidado de R$ 311 milhões
A receita líquida do Grupo Pão de Açúcar (GPA) somou R$ 4,5 bilhões no terceiro trimestre, crescimento de 2,8% sobre igual período de 2023. De janeiro a setembro, o valor chega a R$ 13,6 bilhões, alta de 5,1%, segundo os resultados divulgados na noite da terça-feira (5).
As vendas “mesmas lojas” registraram aumento anual de 5%, indo a 5,8% no caso do Extra – melhor resultado desde o primeiro trimestre de 2022 – e 4,6% no Pão de Açúcar. Já o e-commerce teve expansão de 17,2%. As vendas totais somaram R$ 4,8 bilhões, aumento de 1,9%. Excluída a modalidade Aliados, de venda direta para pequenos comércios, o valor é de R$ 4,6 bilhões, crescimento e 4,5%. Com R$ 2,4 bilhões, o Pão de Açúcar representa 50,4% do total e o Extra (R$ 1,5 bilhão), 31,7%.
O grupo registrou prejuízo consolidado de R$ 311 milhões no trimestre, queda de 76% em relação a 2023. No ano, o resultado também é negativo, com prejuízo de R$ 1,3 bilhão, redução de 33,8%. Mas a empresa ressalta mudanças na gestão, que já estariam se refletindo nos dados de vendas. Considerando apenas as operações continuadas, o prejuízo foi de R$ 253 milhões, ante lucro de R$ 805 milhões no terceiro trimestre do ano passado. “Além disso, no terceiro trimestre de 2024, o prejuízo líquido descontinuado totalizou R$ 58 milhões, principalmente em decorrência de contingências trabalhistas relacionadas aos hipermercados Extra.”
“Esse resultado já reflete o trabalho de revisão da proposta de valor do negócio, com ajustes no sortimento e gestão de categorias, além das remodelagens das lojas que já iniciamos em algumas praças, em linha com a estratégia de replicar o trabalho que já realizamos no Pão de Açúcar”, afirmou o diretor presidente do GPA, Marcelo Pimentel. No comunicado, ele destacou também a margem Ebitda Ajustado de 8,9%, a melhor desde 2021. “Para os próximos trimestres, vamos seguir avançando nas iniciativas comerciais e de eficiência operacional, que sustentarão a evolução desses ganhos.” Segundo o executivo, o plano de expansão manterá foco no “formato premium de lojas de proximidade, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar, que já se mostrou muito eficaz e assertivo” .
O Ebitda Ajustado Brasil foi de R$ 399 milhões no terceiro trimestre, crescimento de 22,6% sobre 2023. No ano, o valor é de R$ 1,2 bilhão, alta de 32,3%. “Além da consistente margem bruta (27,7%), resultado da aceleração de ganhos de negociações comerciais, ajustes operacionais de bandeiras e formatos, redução de custos e os resultados do trabalho em evolução de retail media, que já contribuem a esse resultado”, disse Pimentel.
No terceiro trimestre, o grupo inaugurou 12 lojas, sendo sete Minuto Pão de Açúcar, quatro Mini Extra e um loja Pão de Açúcar Fresh. Em 12 meses, foram abertas 43 lojas, sendo 30 Minuto Pão de Açúcar.
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