Varejo de material de construção cresce 3% em outubro

No acumulado do ano, setor registra queda de 7% em relação a igual período de 2015, de acordo com a Anamaco

Estadão Conteúdo
02/Nov/2016
  • btn-whatsapp
Varejo de material de construção cresce 3% em outubro

As vendas do varejo de material de construção cresceram 3% em outubro em relação a setembro e ficaram estáveis na comparação com igual mês de 2015, de acordo com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

No acumulado de 2016, as vendas do setor apresentam queda de 7% sobre o igual período de 2015. E, em 12 meses encerrados em outubro, a retração foi de 8%.

De acordo com a pesquisa, as maiores expansões das vendas em outubro sobre setembro ocorreram nas regiões Nordeste (12%), Norte (5%) e Sudeste (3%).

Na região Sul, as vendas caíram 6% e, na Centro-Oeste, ficaram estáveis, na comparação com o mês anterior.

Por categorias, as vendas de tintas subiram 9% e as de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, 2%. As vendas de telhas de fibrocimento caíram 3%.

LEIA MAIS: Retração é cada vez menor no varejo paulistano

PROJEÇÕES

O presidente da Anamaco, Cláudio Conz, projeta que o setor deverá fechar o ano com uma queda de 8% no faturamento em relação a 2015, quando atingiu R$ 115 bilhões.

"Se analisarmos o comportamento do varejo de material de construção nos últimos seis meses, podemos prever uma recuperação das vendas em 2017 da ordem de 3%", afirma Conz.

O levantamento apontou ainda que 38% dos lojistas têm pretensão de fazer novos investimento nos próximos 12 meses e que 13% pretendem contratar funcionários em dezembro.

O estudo ouviu 530 lojistas de todas as regiões do país entre os dias 26 e 28 de outubro. A margem de erro é de 4,3%.

Foto: Estadão Conteúdo

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais