Tarcísio diz que vai lutar pelo Simples na Reforma Tributária, e fala da transformação no Centro

Governador paulista e prefeito da capital, Ricardo Nunes, participaram do Encontro de Empresários da Zona Oeste, organizado pela Distrital Pinheiros da ACSP. Governador também aposta no projeto de mudança da administração estadual para a região central da capital paulista

Vitor Nuzzi - DC News
20/Set/2024
  • btn-whatsapp
Tarcísio diz que vai lutar pelo Simples na Reforma Tributária, e fala da transformação no Centro

O Encontro de Empresários da Região Oeste, edição 2024, teve a presença do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), na noite da última quinta-feira (19/09), na Distrital Pinheiros da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Também estavam os secretários estaduais Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais) e Guilherme Afif Domingos (Projetos Estratégicos), além do presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine.

Tarcísio abordou temas caros à entidade, como o Simples Nacional – que pode sofrer esvaziamento na Reforma Tributária – e a valorização da região central da cidade de São Paulo. Para Ordine, o evento foi uma oportunidade de discutir as questões do estado e da cidade por pessoas “que levam a política a sério”.

Governador e prefeito foram recebidos pelo presidente da ACSP Roberto Ordine e pela superintendente Lucia Hamaguchi, na sede da Distrital Pinheiros. Também estavam os secretários estaduais Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), Guilherme Afif Domingos (Projetos Estratégicos) e Ricardo Mello Araújo, candidato a vice-prefeito de Nunes.
 

O governador afirmou também que vai estar muito engajado na defesa do Simples, e afirmou que a ACSP é como “extensão” de sua própria casa. “É o pequeno empreendedor que gera mais oportunidades.” Ele também enfatizou a necessidade de o estado garantir desenvolvimento por meio do princípio da liberdade econômica, tema da Lei 13.874, de setembro de 2019, e ampliar o que chamou de “ecossistema do emprendedorismo”. Segundo o governador, por meio da simplificação de procedimentos, o número de atividades “dispensadas” de exigências saltou de 260 para mais de 900 em sua gestão.

Isso significa 900 atividades econômicas classificadas como de baixo risco, quantidade que equivale a 60% das categorias de atuação de empresas existentes no estado, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com base em dados da Junta Comercial do Estado (Jucesp).

Tarcísio também destacou mudanças na gestão tributária, por meio do programa Acordo Paulista, criado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que prevê benefícios para pagamento de débitos. “No primeiro edital para devedores do ICMS tivemos R$ 44,2 bilhões em acordos”, disse o governador.

Nunes citou dados sobre redução de furtos e roubos na região central, e aumento do efetivo da Guarda Civil Metropolitana
 

CENTRO

Outros destaques de sua fala foram a extensão do sistema metroferroviário prevista para os próximos anos, e o projeto de parceria público-privada (PPP) do chamado Centro Administrativo Campos Elíseos, de transferência do governo estadual para essa região.

“Estamos apostando muito no projeto do Centro de São Paulo”, afirmou Tarcísio, atribuindo a ideia original ao secretário Afif. É, segundo ele, “uma intervenção icônica, que vai fazer a diferença”. Uma proposta arquitetônica, do escritório Ópera Quatro Arquitetura, já foi aprovada.

Está prevista para o início de 2025 a fase de consulta pública, aberta à população, para sugestões. No local, deverão se concentrar servidores públicos estaduais, atualmente espalhados em 60 edifícios.

“A gente está enfrentando o ecossistema criminoso que se estabeleceu ali”, afirmou. “Temos de trabalhar na ordem pública. A gente resolveu trocar o ‘Não vai dar certo’ pelo ‘Por que não?’.” Segundo o governador, a iniciativa de maior impacto na atual gestão talvez seja o da privatização da Sabesp, aprovada no ano passado e concluída neste ano: “Vamos alcançar 10 milhões de pessoas que não tinham (acesso a) algum serviço e 1 milhão que não tinham nenhum serviço.”

Encontro foi marcado por discussões sobre o Simples Nacional e a valorização da região central da cidade de São Paulo
 

Ao lado de Ricardo Nunes, Tarcísio destacou ainda a “harmonia” entre os governos estadual e municipal. “Hoje são um único time”, afirmou. O prefeito ressaltou a sintonia com o governador.

No início de seu pronunciamento, agradeceu também ao presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, “por tudo que você tem feito pela nossa cidade”. E acrescentou: “Eu tenho uma paixão enorme pelo empreendedorismo, pelos empresários”. Nunes citou dados sobre redução de furtos e roubos na região central, e aumento do efetivo da Guarda Civil Metropolitana. Já o monitoramento pelo programa Smart Sampa deverá atingir 20 mil câmeras até o fim do ano, segundo ele. Hoje, são 15 mil.

A exemplo do governador, o chefe do executivo municipal disse que sua gestão procurou eliminar taxas e adotar medidas de desburocratização. De 2021 até junho deste ano, disse Nunes, 57 mil empresas se mudaram para o município de São Paulo, proporcionando R$ 1,5 bilhão adicionais em arrecadação.

Governador e prefeito foram recebidos por Ordine e pela superintendente da Distrital Pinheiros, Lucia Hamaguchi. Também participaram representantes das distritais Noroeste, Oeste e Sudoeste. O secretário Afif lembrou que deu seus primeiros passos na ACSP justamente na região de Pinheiros. “A Associação sempre gravitou em torno da comunidade. O empreendedor é a força viva.”

Na próxima quarta-feira (25/09), a ACSP promove o 14º Encontro de Empresários da Zona Leste, no Clube Atlético Juventus, no bairro da Mooca. Até ontem, já havia mais de 1 mil inscritos. Um dia antes, na terça-feira (24), às 10h, a entidade fecha seu Ciclo de Debates relativo às eleições municipais. O último sabatinado será justamente o prefeito Ricardo Nunes. Antes dele, puderam apresentar suas ideias os candidatos Tabata Amaral (PSB), Guilherme Boulos (Psol) e Marina Helena (Novo).

FOTO: Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis