Sebrae promove semana de capacitação gratuita para MEIs

Semana do MEI será realizada entre 20 a 24 de maio, com eventos online e presenciais distribuídos por todo o país

Agência Sebrae
16/Mai/2024
  • btn-whatsapp
Sebrae promove semana de capacitação gratuita para MEIs

Capacitar e orientar microempreendedores individuais e incentivar a formalização. Esses são objetivos centrais da Semana do MEI, organizada pelo Sebrae entre os dias 20 e 24 de maio. 

Com o tema “Chega junto com o Sebrae”, o evento é gratuito e democrático. Além de programações presenciais promovidas pelas unidades do Sebrae nos estados, há ainda palestras e oficinas online, transmitidas ao vivo nas redes sociais da entidade.

Em 2024, fará 15 anos que os primeiros Microempreendedores Individuais foram formalizados. De 2009 para cá, o país registrou a criação de mais de 15,6 milhões de MEI (cerca de 60% de todas as empresas do país). E é nesse contexto que a 15ª Semana do MEI se desenvolve. 

A programação inclui atividades como palestras, talk shows e oficinas práticas. Entre os confirmados para os encontros online, empresários e influenciadores conhecidos nacionalmente, como Lili Almeida, Nath Finanças, Natália Beauty, Gil do Vigor e Felipe Titto.

As atividades presenciais ocorrerão em 2.413 municípios de 25 estados do Brasil, o que representa 43,3% da quantidade total de municípios do país. Participar desse evento é uma oportunidade para tirar dúvidas sobre o universo do empreendedorismo.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca o papel central que o MEI vem desempenhando na economia brasileira ao longo dos últimos 15 anos. “O Microempreendedor Individual é a mais importante política de inclusão econômica e o mais importante instrumento de formalização do mundo, que funciona como uma porta para todos aqueles que desejam abrir a própria empresa e adquirir sua cidadania como empreendedor”, afirma. 

Ideias de negócios, formalização, competências empreendedoras, planejamento, transformação digital, finanças, orientação para crédito, inovação, como aumentar as vendas são alguns dos temas que estarão em debate. Para mais informações, acesse o site. 

Confira a programação on-line a seguir: 

20/05 (segunda-feira) – Transformando ideias em negócios MEI - 10h45 às 12h

* Palestra “A culinária afetiva como inspiração para empreender”, com Lili Almeida: chef de cozinha, participante do Mestre do Sabor, criadora de conteúdo e comunicadora. Ela se conecta diariamente com mais de 500 mil pessoas, falando sobre cozinha baiana, culinária afetiva e relações humanas.

* Talk show com Sandra de Matos, empresária do Amor com Geladin - 17h às 18h

* Oficina prática “Canvas para o MEI”, com Adriana Schiavon Gonçalves – Consultora do Sebrae/PR 

21/05 (terça-feira) – Garanta o seu futuro como MEI - 10h45 às 12h

* Palestra “Construindo um futuro como MEI” com Nath Finanças, youtuber e influenciadora brasileira, criadora de conteúdos focados em educação financeira para pessoas de baixa renda.

* Talk show com Dalila Milagres, empresária do Quitutes do Cerrado 

Oficina prática “Be a Bá do MEI”, com Rosimeyre Prado, analista do Sebrae/DF - 17h às 18h

22/05 (quarta-feira) – Inovação e criatividade para fortalecer o seu negócio - 10h45 às 12h

* Palestra “Minha jornada empreendedora: superando obstáculos e alcançando o sucesso”, com Natalia Beauty: multiempreendedora internacional e influenciadora digital que demonstra empreendimentos visionários, produtos inovadores e o empreenderismo dsruptivo.

*Talk show com Valber Rocha, empresário do Barber Shop Dr. Navalha - 17h às 18h

* Oficina prática “Transforme seu negócio com inovação”, com Lyana Munt, analista do Sebrae/AL

23/05 (quinta-feira) Gerenciando as finanças do seu negócio MEI -  10h45 às 12h

* Palestra “Gerenciando as finanças do seu negócio e da sua vida” com Gil do Vigor: nordestino, economista, estudante de PhD, ex-BBB e apresentador. Além de ser um dos maiores embaixadores da educação no país, Gil aproveita da sua voz e da sua facilidade em comunicação para facilitar o entendimento sobre conceitos de economia.

*Talk Show  om Stheffani Oliveira, empresária da Delícias em Camadas – Lanches e Confeitaria e Weniston Abreu, Gerente Adjunto da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae - 17h às 18h

Oficina prática “Dicas para aprimorar sua gestão financeira”, com Maria Claudia Salles Vianna, analista do Sebrae/RJ

24/05 (sexta-feira)– Destaque-se no mercado digital com estratégia -  10h45 às 12h

*Palestra “Inovação em cada passo: estratégias para se destacar no mercado digital”, com Felipe Titto: ator, empresário, modelo, apresentador, influenciador digital, artista circense e chef de cozinha.

*Talk show com Selma Brito, empresária do Ateliê Inspiraê 

*Oficina prática “Marketing Digital – visibilidade e vendas” com Paula Tebett, jornalista especialista em marketing digital 

IMAGEM: Freepik