Safra brasileira de grãos deve crescer 21% em 2017

A expectativa é de que a soja totalize 108,4 milhões de toneladas este ano, um crescimento de 13,2% em relação a 2016

Agência Brasil
09/Mar/2017
  • btn-whatsapp
Safra brasileira de grãos deve crescer 21% em 2017

A safra brasileira de grãos deve crescer 21,8% em 2017, segundo estimativa de fevereiro divulgada neta quinta-feira, 9/03, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

No total, 224,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas devem ser colhidas, sendo 93% de soja, milho e arroz.

A estimativa de produção para 2017, calculada em fevereiro, variou positivamente 1,3% em relação ao número de janeiro, que já apontava crescimento.

A área colhida também deve aumentar e superar 2016 em 5,7%, totalizando 60,3 milhões de hectares. Também neste dado, a estimativa de fevereiro supera a de janeiro em 0,8%.

A produção brasileira deve ser 42,4% originária do Centro-Oeste e 36,4% da Região Sul. O Sudeste deve produzir 9,6% da safra, seguido pelo Nordeste, com 8%, e o Norte, com 3,6%. Mato Grosso (24,3%), Paraná (18,7%) e Rio Grande do Sul (14,8%) devem colher as maiores parcelas da produção nacional.

Dos 26 produtos pesquisados pelo IBGE, 16 devem ter crescimento da safra e dez vão ter colheitas menores. Entre as produções que sobem estão a de mamona, cacau, cebola e algodão. Já entre as que caem estão a cana-de-açúcar, a cevada, a mandioca e o trigo.

SOJA, MILHO E ARROZ 

Principal grão do agronegócio brasileiro, a soja deve totalizar uma colheita de 108,4 milhões de toneladas, com um crescimento de 13,2% em relação a 2016. A área colhida deve aumentar 2,1%.

Segundo o IBGE, a produção de arroz tem sido beneficiada pelas condições climáticas nos principais estados produtores. A safra de arroz deve crescer 11,1% em relação a 2016 e a área colhida tem uma expansão prevista de 2%. O total da produção prevista é de 11,7 milhões de toneladas.

O milho deve registrar o maior crescimento da produção (39,6%), com uma área colhida 11,1% maior. As 88,4 milhões de toneladas serão divididas em duas safras e está prevista para este ano uma maior produtividade da Região Sul na primeira safra e um aumento da participação do Centro-Oeste na segunda safra.

IMAGEM: Thinkstock

 

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa