Restaurantes preveem faturamento em dezembro 20% acima da média mensal

O aumento natural de clientes nesta época do ano, somado à injeção de recursos do 13º salário, sustenta a expectativa positiva, segundo a Abrasel

Redação DC
19/Dez/2024
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Restaurantes preveem faturamento em dezembro 20% acima da média mensal

A expectativa dos donos de bares e restaurantes é de aumento de 20% no faturamento em dezembro, na comparação com a média mensal, informa a Abrasel, a associação que representa este segmento. A previsão positiva é fundamentada pela injeção de recursos do 13º salário e pelas férias escolares e confraternizações de final de ano, que resultam em maior fluxo de clientes.

A associação também constatou em pesquisa que 78% dos estabelecimentos esperam que o faturamento de dezembro deste ano seja maior que o de igual mês de 2023. “Embora 62% dos bares e restaurantes ainda operem sem lucro, o fim de ano traz a chance de reequilibrar as finanças e reduzir prejuízos acumulados”, diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Para dar conta da maior demanda de clientes no final de ano, 40% dos empresários do segmento pretendem reforçar suas equipes. Mas a Abrasel diz que está difícil encontrar mão de obra qualificada. O que tem levado os donos de bares e restaurantes a investirem em cursos e treinamentos para capacitar os contratados. Essa estratégia, segundo a entidade, será usada por 26% dos que planejam contratar em dezembro.

Outra forma de atrair bons profissionais é oferecer salários acima da média do mercado, caminho que adotado por 23% dos contratantes, informa a associação.

Além das contratações, os preparativos para o final de ano incluem promoções temáticas, menus exclusivos e decoração especial, a fim de proporcionar uma boa experiência aos consumidores. Segundo a Abrasel, o fim de ano é uma oportunidade de criar vínculos com os consumidores, garantindo que eles retornem em outras datas.

“Ao priorizar a fidelização, os restaurantes têm a chance de iniciar 2025 com uma base de clientes mais sólida, capaz de sustentar o negócio mesmo fora de períodos sazonais. Esse planejamento estratégico reforça a estabilidade e a lucratividade dos estabelecimentos, reduzindo a dependência de datas comemorativas para manter o fluxo de caixa”, diz Solmucci.

 

IMAGEM: Marcelo Min/AFG

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