Queda de 7,8% nas vendas do comércio em setembro
No acumulado do ano a retração na capital paulista atinge 9,9%. Mas previsão do Balanço de Vendas da ACSP é de que as quedas devem perder força nos próximos meses, sinalizando retomada gradual

O movimento de vendas do comércio varejista da capital paulista registrou, em setembro, uma queda média de 7,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
É o que informa o Balanço de Vendas, levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). As vendas à prazo recuaram 5,1% ante queda 10,5% das transações à vista.
“Em setembro, a moda Primavera/Verão não decolou porque o tempo não ajudou o setor de roupas, calçados e acessórios. Mas esperamos que, uma vez que a temperatura aumente, isso ajude o segmento a vender mais”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
QUEDA ACUMULADA
Até setembro passado o varejo paulistano já acumula uma retração média de 9,9%. Porém, há previsão de que as quedas devem perder força nos próximos meses, o que sinaliza retomada gradual – e ainda lenta – da economia.
“Embora o desemprego continue elevado, há indicadores apontando para esse movimento de desaceleração das quedas" diz Burti. "A inflação, por exemplo, tem caído, sobretudo dos alimentos, o que faz com que sobre mais dinheiro no bolso do consumidor. Além disso, a massa salarial tem melhorado nos últimos meses, o que é essencial para o varejo.”
Uma vez que o Banco Central diminua a taxa de juros - o que pode ocorrer já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária - o comércio varejista será beneficiado, prevê o empresário.
COMPARAÇÃO MENSAL
Frente a agosto deste ano, setembro registrou uma retração média de 6,6% no movimento das vendas.
As transações a prazo tiveram alta de 2,9%. Um dos fatores que podem explicar esse aumento é a antecipação da primeira parcela do 13º salário aos aposentados.
Já as vendas à vista apresentaram forte queda, de 16%, em decorrência das temperaturas mais baixas, prejudicando as vendas de produtos de vestuário, calçados e acessórios.
Contribui ainda para esse mau desempenho o fato de agosto ter tido o Dia dos Pais, data comercial que tradicionalmente é marcada pelos presentes de menor valor, comprados à vista.
O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.