Produção industrial de junho tem forte alta de 4,1% ante maio, aponta IBGE

No acumulado do ano, a indústria registra alta de 2,6% na produção. Em 12 meses até junho, o crescimento é de 1,5%

Estadão Conteúdo
02/Ago/2024
  • btn-whatsapp

A produção industrial subiu 4,1% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou nesta sexta-feira, 2/8, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a junho de 2023, a produção subiu 3,2%.

No acumulado do ano, a indústria teve alta de 2,6% até junho. No acumulado em 12 meses até junho, houve alta de 1,5%, ante avanço de 1,3% até maio. O índice de Média Móvel Trimestral da indústria registrou alta de 0,7% em junho.

O avanço da produção industrial em junho ante maio foi o maior desde julho de 2020, quando o setor cresceu 9,1%, disse o gerente da Pesquisa Industrial Mensal, André Macedo.

Para um mês de junho, este também é o maior avanço para o período desde 2020. Em junho daquele ano, a produção industrial avançou 10%, informou o IBGE.

Reversão de trajetória - O resultado de momento (4,1%) interrompeu dois meses consecutivos de taxas negativas, quando a indústria chegou a acumular perda de 1,8%. Em maio, a indústria havia caído 1,5% na margem e, em abril, havia caído 0,3%

A alta de 4,1% na produção fez o setor ultrapassar em 2,8% seu nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020. Ainda assim, a indústria brasileira segue 14,3% abaixo da marca recorde de maio de 2011, conforme o IBGE.

O instituto também revisou o índice da produção industrial em maio ante abril de queda de 0,9% para recuo de 1,5%.

 

IMAGEM: Pixabay

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Entrevista com Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

Entrevista com Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

Marina Helena, candidata à Prefeitura de SP, quer devolver IPTU a comerciantes

Boulos pretende criar agência de crédito para empreendedores