Prévia do PIB, IBC-Br sobe 0,23% em agosto, informa o Banco Central

O indicador, que serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses, avançou 2,91% no ano até agosto

Estadão Conteúdo
14/Out/2024
  • btn-whatsapp

A economia brasileira cresceu 0,23% em agosto, na comparação com julho, segundo a série com ajuste sazonal do Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br. Em pontos, o índice passou de 151,7 para 152,0.

O BC revisou os resultados de julho (-0,41% para -0,59%) e maio (0,36% para 0,39%), enquanto a taxa de junho continuou em 1,36%. Revisões na série com ajuste sazonal são comuns. Na comparação com agosto de 2023, o IBC-Br cresceu 3,12%, considerando a série sem ajuste sazonal. 

Conhecido como uma espécie de "prévia do BC para o Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

NO ANO

A economia brasileira cresceu 2,91% este ano, até agosto, na comparação com o mesmo período de 2023, segundo IBC-Br. No acumulado de 12 meses, também até agosto, a atividade avançou 2,49%. O índice acumula alta de 3,96% no trimestre móvel encerrado em agosto, frente ao mesmo trimestre do ano anterior.

Na série com ajuste sazonal, o crescimento é de 1,45% nesses três meses, frente ao trimestre móvel imediatamente anterior.

 
IMAGEM: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais