Prefeitura de SP quer Avenida São João no Programa Ruas Abertas

A ideia é fechar um trecho da via para veículos aos finais de semana, como já corre na Avenida Paulista e no Minhocão

Estadão Conteúdo
31/Jul/2023
  • btn-whatsapp
Prefeitura de SP quer Avenida São João no Programa Ruas Abertas

A Prefeitura de São Paulo planeja incluir a Avenida São João, no centro da capital, no Programa Ruas Abertas, transformando um trecho da via exclusivo para ciclistas e pedestres aos finais de semana. O modelo já é adotado na Avenida Paulista e no Minhocão.

De acordo com um estudo preliminar realizado por técnicos do Município, a medida tem potencial para estimular o turismo e o comércio na região. A Prefeitura afirma que moradores e comerciantes do entorno já se demonstraram favoráveis.

Com base em uma proposta apresentada pela Associação Pró-Centro SP, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) prevê que o Ruas Abertas da São João compreenda o trecho que vai do Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) ao Largo Paiçandu. A área inclui praças, restaurantes e museus.

"O projeto pode trazer novas empresas e novas lojas para o Centro, atraindo empresários e lojistas. É importante fazer com que a São João se torne um modelo de requalificação das ruas da região, retomando a vocação do centro de comércio e gastronomia, mostrando que além do resgate cultural há também potencial comercial na região", considera Odivaldo Sousa, diretor de Administração do Pró-Centro.

A Associação Nacional dos Restaurantes também se demonstra favorável à medida. "O centro estava em um movimento de crescimento dos restaurantes, com novos chefes, antes da pandemia. É uma oportunidade de retomar isso", diz o diretor da entidade, Rodrigo Alves, citando ainda o bom retorno apresentado ao comércio com a adoção do Ruas Abertas na Avenida Paulista.

 

IMAGEM: Paulo Pampolin/DC

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas