Para 47% dos consumidores, ceia de Natal será mais magra

Gastos de fim de ano representarão mais de 25% da renda familiar mensal para 58% deles, afirma a Boa Vista SCPC

Redação DC
15/Dez/2016
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Para 47% dos consumidores, ceia de Natal será mais magra

Para 47% dos consumidores, a ceia de Natal deste ano deverá ser menos farta que a do ano anterior. O dado é da pesquisa nacional Hábitos de Consumo, da Boa Vista SCPC, que mostrou também que esse percentual é ainda maior nas classes D/E (55%), assim como na região Norte (55%).

Outros 42% dos consumidores declaram que a ceia deste ano terá a mesma fartura em comparação a última ceia. Para 11% apenas, o jantar natalino será mais farto, contra 14% registrados em 2015.

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O levantamento revelou também que o valor médio total pretendido com todas as despesas no Natal e fim de ano não deve ultrapassar R$ 449,84, gasto 25% inferior à renda familiar de 56% dos respondentes.

Fazem parte das despesas, compras de alimentos, presentes, viagens e itens de outras necessidades. Outros 37% dos respondentes afirmam que o comprometimento com a renda neste período do ano ficará entre 25% a 50%, e os outros 7% superior a 50% da renda.

De 2015 para 2016, aumentou em 6 pontos percentuais (48% para 56%) o número de consumidores que pretendem comprometer menos de 25% da renda familiar.

Já entre os que pretendem comprometer de 25% a 50%, houve uma queda de 7 p.p., em comparação a 2015 (44% para 37%).

Na divisão por classe social, 78% dos consumidores das classes D/E pretendem gastar até R$ 500. O ticket médio dos que pretendem gastar menos será de até R$ 409,75, contra R$ 608,29 entre os que gastarão mais que o ano anterior.

Quanto menor o valor declarado a ser gasto, com as compras de Natal e Fim de Ano, maior é o percentual de consumidores que informam que este valor comprometerá menos de 25% da renda familiar mensal.

Já na divisão por regiões do país, 54% dos consumidores na região Sudeste pretendem comprometer menos de 25% da renda familiar com os gastos de Natal e final de ano.

Por outro lado, estes gastos de final de ano representarão mais de 25% da renda familiar mensal, para 58% dos consumidores das classes DE, passando para 29% na classe C, e só 16% nas classes AB.

A pesquisa Hábitos de Consumo para o Natal e Final de Ano, da Boa Vista SCPC, teve por objetivo identificar a pretensão de compra do consumidor para o Natal de 2016 e Final de Ano, o valor pretendido para as compras dos presentes, a forma como o consumidor pretende utilizar o 13º salário, e as expectativas para 2017 quanto à economia brasileira e a situação financeira pessoal.

A coleta das informações foi realizada por meio de pesquisa eletrônica via internet, ao longo do período de 17 a 28 de outubro de 2016. O universo da pesquisa é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista.

Foto: Thinkstock 

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