Operações voltadas ao lazer representam 2,2% do mix dos shoppings
Segundo a Abrasce, o entretenimento é o segundo motivo mais apontado pelo consumidor para frequentar os empreendimentos, atrás apenas das compras

Espaços voltados ao entretenimento, como cinema, fliperama ou boliche, são 2,2% do universo de 121 mil lojas que compõem o mix dos shoppings do país. O percentual equivale a mais de 2,5 mil operações voltadas ao lazer funcionando nos empreendimentos.
Os dados fazem parte de levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com informações relativas a 2023, divulgados nesta terça-feira, 7/1. Segundo Caroline Louise, coordenadora de Inteligência de Mercado da Abrasce, a pandemia acelerou a incorporação do entretenimento nos centros de compras.
Segundo ela, em 2018, na primeira vez em que esses dados foram mapeados, os espaços voltados ao lazer representavam 1,4% do mix dos shoppings. Depois da pandemia da covid-19, em 2021, subiram para 1,6%, chegando aos 2,2% observados neste estudo mais recente.
Considerando a quantidade média de operações voltadas ao entretenimento, antes da pandemia elas totalizavam 2,4 por shopping, e hoje são 3,4 operações por empreendimento.
O lazer, de acordo com a Abrasce, é a segunda maior motivação de visita aos shoppings, com 31% dos consumidores atraídos por atividades de entretenimento e convivência. Fica atrás apenas das compras (44%).
Os dados do estudo mostram ainda que as operações de entretenimento representam, em média, 10,7% da Área Bruta Locável (ABL) dos empreendimentos.
Em relação às vendas, a média mensal em 2022 desse nicho era de R$ 209 por m². Em 2023, esse valor subiu para R$ 266, o que representa um aumento de 27,2%.
Entre as subcategorias de lazer, foram mapeadas 10 operações fixas, sendo o cinema a operação com maior índice, presente em 92,4% dos empreendimentos. Seguida por Diversões (parques e games), com 80,9%, Boliche (13%), Airsoft (10,2%), Teatro (7,6%), kart (6,8%), Arena gamer (6,1%), Escape (5,5%), Casa de shows (4,9%) e paintball (0,8%).
O Estudo mapeou mais de 700 marcas distintas em shoppings, sendo que 67% delas têm apenas uma operação em shoppings.
IMAGEM: Hotzone Jundiaí Shopping/divulgação