Número de multifranqueados avança para 87% das redes, afirma ABF

A entidade estima que existam 2.828 redes com multifranqueados, sendo 1.725 delas com multifranqueados multimarcas e 1.103 com multifranqueados monomarcas

Bruna Galati - DC News
08/Nov/2024
  • btn-whatsapp
Número de multifranqueados avança para 87% das redes, afirma ABF

A porcentagem de multifranqueados cresceu de 83% (2022) para 87% (2024) das redes, segundo a mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A entidade classifica como multifranqueado o empreendedor com duas ou mais operações de uma mesma marca ou de redes diferentes.

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, essa tendência não só demonstra a confiança dos investidores no modelo de franchising, mas também fortalece o setor. “Os empresários buscam ampliar o portfólio e diluir riscos, apostando em marcas variadas e segmentos distintos”, afirmou.

Hoje, a absoluta maioria das redes franqueadoras (95%) permite que sua bandeira seja administrada por um empresário que franquie também outras marcas.

LEIA TAMBÉM: Multifranqueados: como fazer sucesso atuando em diferentes segmentos

A ABF estima que existam 2.828 redes com multifranqueados — 1.725 delas com multifranqueados multimarcas (empreendedores com operações de redes distintas) e 1.103 com multifranqueados monomarcas (administram mais de uma unidade da mesma marca). A entidade credita o crescimento desse universo a três fatores. O primeiro é que se trata de uma tendência internacional. O segundo é que os parceiros de negócios das redes estão mais maduros e experientes, com maior musculatura financeira. Por fim, a própria maturidade e robustez do setor de franquias no país.

Para a ABF, o aumento de multifranqueados multimarcas no Brasil pode trazer impactos significativos para a inovação dentro do franchising. Muitos desses empreendedores estão dispostos a testar novos mercados e experimentar estratégias de gestão em diferentes marcas, o que pode fomentar o desenvolvimento de práticas inovadoras. “O setor de franquias no Brasil está se aproximando cada vez mais de mercados maduros, como o dos Estados Unidos, onde conglomerados de franquias são comuns”, disse Leite.

Segundo Leite, a prática traz benefícios tanto para o franqueado quanto para a franqueadora. Para o empreendedor, a expansão como multifranqueado é um caminho natural, que permite rentabilizar o conhecimento adquirido na operação da franquia. Ao abrir novas unidades, ele dilui os custos de supervisão, aumenta a captura de valor e reduz os riscos, aproveitando sua experiência e domínio do modelo de negócios.

Já para a franqueadora, o multifranqueado representa um parceiro com elevada capacidade de gestão. “Ter multifranqueados na rede acelera o processo de expansão, pois são empreendedores já familiarizados com o negócio e com experiência no setor”, disse Leite. Além disso, o treinamento, suporte e acompanhamento necessários se tornam mais eficientes, uma vez que esses franqueados já conhecem bem a operação.

Ainda predominam multifranqueados que gerenciam de duas a quatro marcas (97%). Na sequência, há os que administram cinco a sete marcas (1,5%), oito a dez (0,5%) e acima de dez (1%).

Cristy Martins, diretora de Franqueados da entidade, e ela própria uma multifranqueada, diz que essa maior participação é impulsionada também pela maior profissionalização desses investidores. “Ao longo dos anos, vimos surgir multifranqueados que criaram grandes grupos para administrar dezenas de operações de franquias de uma ou mais marcas, o que demonstra também a confiança nesse modelo de negócios e a busca por diversificação de investimentos.”

 

IMAGEM: divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais