Mercado Pago: consentimentos no Open Finance passam de 2,5 milhões

Segundo o banco digital do Mercado Livre, hoje, 80% da origem do crédito de novos vendedores é resultado da análise de dados compartilhados pelo sistema de informações financeiras

Redação DC
11/Out/2023
  • btn-whatsapp
Mercado Pago: consentimentos no Open Finance passam de 2,5 milhões

O Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, ultrapassou os 2,5 milhões de consentimentos para o compartilhamento de dados do Open Finance, o sistema de compartilhamento de informações financeiras capitaneado pelo Banco Central.

Isto significa que a instituição recebeu 2,5 milhões de autorizações de clientes para ter acesso a informações da movimentação financeira deles em outras instituições. Patrícia Leal, diretora de inovação em pagamentos da companhia, afirma que o sistema já tem auxiliado na concessão de crédito.

"Para se ter uma ideia, 80% da originação do crédito de novos vendedores no Mercado Pago já é resultado de análise de dados compartilhados via Open Finance", diz ela em nota. "Estamos cada vez mais usando tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial Generativa para ter agilidade no tratamento dos dados compartilhados, utilizando essas informações para oferecer melhores condições em crédito e oferecer serviços personalizados aos nossos clientes."

A executiva afirma que os clientes já têm percebido as vantagens de compartilhar dados em momentos como o da oferta de crédito. "Sempre acreditamos no poder do Open Finance em empoderar financeiramente os brasileiros, permitindo que as pessoas sejam verdadeiramente donas do seu histórico financeiro e, com isso, tenham acesso a melhores condições em serviços financeiros", diz.

Um dos pontos importantes, segundo Leal, é explicar a importância tanto do consentimento quanto da renovação. Cada consentimento do Open Finance tem prazo máximo de 12 meses, e após expirar, precisa ser renovado pelo cliente. Do contrário, os bancos e fintechs com os quais os dados foram compartilhados deixam de ter acesso a eles.

"Neste ano ainda devemos ter uma evolução positiva na forma de renovação, com menos atrito para o usuário. Ou seja, deixando o procedimento simplificado", diz ela.

O Mercado Pago comunica antes aos clientes que o prazo para essa renovação está próximo.

FOTO: Reprodução do site

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conheça os projetos que buscam requalificar o Centro de SP

Conheça os projetos que buscam requalificar o Centro de SP

Os impactos da IA no mercado de trabalho

Confira como foi a festa dos 100 anos do DC