Local.e vai premiar as melhores marcas de pequenos produtores
Criada pela plataforma que ensina empreendedores a escalar vendas em supermercados, premiação acaba de abrir inscrições para sua 5ª edição. Waldemiro Pereira (na foto) foi o vencedor em 2023, com a Pinati Snacks
A busca crescente por produtos saudáveis e inovadores na última década, em especial fornecidos por pequenos produtores, é uma tendência de varejo que surgiu no mercado americano com o nome de hyperlocal, mas ganhou força com as mudanças de hábito durante a pandemia. E tem impulsionado pequenas marcas brasileiras de alimentos, bebidas e até cosméticos a conquistarem cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados.
Para reconhecer o potencial inovador dessas pequenas indústrias brasileiras, a plataforma Local.e, que forma empreendedores para melhorar sua gestão e ensina a escalar suas vendas nos supermercados, acaba de abrir as inscrições para 5ª edição do “Prêmio Local.e”.
Realizado em parceria com o app Desrotulando (aplicativo que auxilia o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis ao escanear os rótulos dos produtos), o prêmio terá como juradas grandes redes varejistas, que irão escolher os lançamentos de produtos realizados em 2024 com mais potencial de inovação, relevância e saudabilidade para o consumidor.
O reconhecimento surgiu a partir da iniciativa da especialista em inovação Leila Okumura, co-fundadora da Local.e. Com 15 anos de experiência na consultoria global Nielsen (NIQ), e atuando em multinacionais como Unilever e P&G, ela decidiu, em conjunto com seus ex-colegas de empresa, Juan Stingo e José Eduardo Vivan, colocar a experiência do trio a serviço desses empreendedores, para ajudá-los a escalar vendas no setor supermercadista.
Apesar da qualidade e dos diferenciais dessas marcas locais, segundo ela, muitas ainda têm dificuldade de acesso a esse canal de vendas, seja por falta de experiência, de familiaridade com o mercado ou, principalmente, por ser um setor dominado por grandes marcas.
Por terem experiência no varejo brasileiro e no europeu, Leila e os sócios observaram que, assim como no exterior, onde a pequena indústria é ativa e presente em supermercados de todos os portes, aqui também há uma grande diversidade de marcas desenvolvidas por pequenos produtores, com grande potencial para ocupar estes mesmos espaços.
Assim, a Local.e criou uma metodologia própria, para os empreendedores de marcas locais desenvolverem essas habilidades baseada em 4 pilares: busca pelo produto diferenciado, vendas estratégicas, foco no giro do produto e construção de marcas memoráveis.
Outra questão, segundo Leila, é que, ao contrário da impressão de que produtos locais ou artesanais são mal feitos ou de baixa qualidade, sua experiência mostra que essas pequenas indústrias têm bastante cuidado em seu desenvolvimento e apresentação. Mesmo assim, não conseguem aparecer no varejo - por isso a ideia também de criar o prêmio: para validar o trabalho dos pequenos produtores, e assim dar mais visibilidade a essas marcas.
“É esse o propósito da Local.e: ajudar nessa ‘dor’ dos pequenos, para fazer com que produtos bons e inovadores finalmente tenham o espaço que merecem nos supermercados.”
ABRINDO AS PORTAS DO VAREJO
Além de ajudar a impulsionar os pequenos que, segundo Leila, já saem com “pegada de mercado”, o prêmio também é uma estratégia para ampliar a base de alunos da Local.e em 50% em 2025. A ideia é que o modelo de negócios da plataforma dissemine ainda mais o propósito de formar e desenvolver empreendedores dentro da complexidade do varejo.
Em 2023, a marca vencedora do Prêmio Local.e foi a catarinense Pinati Snacks, que produz guloseimas proteicas, e são desenvolvidas pelo empreendedor Waldemiro Pereira.
Ele conta que usou o selo da premiação em materiais de prospecção comercial, no portfólio e na linha do tempo da empresa nas redes sociais, e sentiu que o impacto foi positivo: afinal, mostra a validação que sua marca recebeu por grandes players do varejo nacional.
"Principalmente para o comprador novo, que está conhecendo a marca, a premiação passa a segurança de que o produto é inovador, e a empresa reconhecida no mercado."
Leila explica que dois lemas movem a Local.e: você não precisa aprender errando e a jornada empreendedora não precisa ser solitária. "Muitos começam sozinhos e acham que só eles passam por isso. Por isso é preciso se capacitar e entender o jogo para conseguir ganhar espaço no mercado. E sem vitimismo, afinal, o varejo não vai abrir a porta para o pequeno só porque ele tem qualidade, é preciso entregar mais do que isso.”
Na edição 2024, o vencedor do Prêmio Local.e ganhará um estande na Anuga Select Brazil, considerada a maior feira de alimentos e bebidas das Américas, realizada em abril de 2025 no Anhembi (Zona Norte da Capital paulista). Também ganhará um ano de acesso gratuito à Academia Local.e, duas mentorias individuais gratuitas e dois meses gratuitos de Conteúdo de Marca no Desrotulando.
As inscrições para a 5ª edição da premiação, que começaram no dia 2 de dezembro, ficarão abertas até 31 de janeiro de 2025 e podem ser feitas aqui.
IMAGEM: divulgação