Indicadores da Alelo mostram alta no consumo em outubro
Na comparação com setembro, o volume de transações com os cartões-benefício da empresa cresceu 2% nos supermercados e 2,2% em restaurantes. Os gastos também aumentaram
O consumo nos supermercados e em restaurantes aumentou em agosto, na comparação com setembro, segundo indicadores apurados pela Alelo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O levantamento tem como base as transações feitas com os cartões alimentação e refeição da empresa.
Os dados dos Índices de Consumo em Supermercados (ICS) mostram alta de 2% nas transações em outubro, na variação mensal, e elevação de 2,5% no valor transacionado, com gastos 0,5% maiores.
Na comparação com outubro de 2023, o ICS mostra um crescimento expressivo de 15% no número de transações, com gastos 23,2% superiores, justificado pelo aumento do valor médio por transação, que registrou alta de 7,1% na variação interanual.
Comparando-se o desempenho no acumulado de 2024 (até outubro) e o resultado no mesmo período de 2023, as transações em supermercados cresceram 12,3%, em volume, e 19,5%, em valor. O valor médio por transação, por sua vez, apresentou um incremento de 6,4% nesta comparação.
Considerando os resultados acumulados nos últimos 12 meses, os supermercados exibiram um aumento de 12,6% nas transações efetivadas. Em valor, a expansão observada foi de 19,8%, enquanto o valor médio por transação cresceu 6,3%.
RESTAURANTES
Já os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) mostraram aumento de 2,2% no número de transações efetivadas em outubro deste ano, na comparação com setembro, com alta de 4,2% no valor transacionado e média de gasto por transação com elevação de 2%.
Na comparação com outubro de 2023, foi identificado um crescimento de 11,8% no número de transações efetivadas no segmento, além de uma alta expressiva de 22,9% no valor das vendas e um incremento de 9,9% no valor médio por transação.
No acumulado do ano até outubro, os restaurantes registraram uma elevação de 3,7% no número de transações, além de uma alta de 13,3% no valor transacionado. O valor médio por transação cresceu 9,3% nesta comparação.
No acumulado nos últimos 12 meses, os restaurantes sustentaram um avanço de 2,7% no número de transações efetivadas, contrastando com o aumento bem superior de 12,1% no valor transacionado. A diferença entre os resultados é explicada pelo valor médio por transação, que foi 9,1% maior.
IMAGEM: Freepik