Eventos de saúde ganham espaço na agenda social
Benéficas para fortalecer os vínculos das organizações com sua vizinhança, as feiras de saúde, como a do Rotary Liberdade, suprem falhas do sistema de saúde pública
Sob o nome de Relações com a Comunidade, a ideia de desenvolver ações úteis para a vizinhança tornou-se um dos campos mais ativos da responsabilidade social. Entre as áreas prediletas de empresas e entidades para receber investimentos, a saúde ganha cada vez mais importância, por motivos evidentes.
Incapaz de cumprir o preceito da universalização, os serviços de saúde no Brasil não conseguem garantir um atendimento de qualidade e, por vezes, nem mesmo algum atendimento.
Com isso, ações destinadas a prevenir e diagnosticar doenças têm feito o papel de vigilância médica para quem não tem oportunidade de fazer exames regularmente.
Um dos formatos mais utilizados com esta finalidade, as feiras de saúde em espaços públicos conciliam uma ação de boa vizinhança, realizada geralmente em um único dia, com a oferta de acesso a vários tipos de exames e atendimentos.
Uma das mais antigas acontece no próximo dia 24 de outubro, sábado – a 34º Feira da Saúde no Bairro da Liberdade, promovida pelo Rotary Liberdade. O evento tem foco nas chamadas doenças crônicas, que representam a maior parte dos problemas de saúde e causas de mortalidade.
Seguindo a moderna visão de cuidados preventivos na medicina, este tipo de evento procura conscientizar a população para adotar hábitos mais saudáveis, já que estas doenças estão diretamente relacionadas ao estilo de vida e à atual longevidade da população.
Apoiado em uma equipe voluntária de profissionais da saúde, o evento possibilitará a realização de exames gratuitos de prevenção e detecção de algumas dessas patologias crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e hepatite-C.
Também estarão disponíveis exame de audição e assessoria jurídica para quem precisa de cuidados especiais e até encaminhamento caso seja diagnosticada alguma patologia.
Um esforço especial será dedicado este ano ao diagnóstico de catarata. O Mutirão de Catarata terá uma equipe completa para fazer, além do exame, a avaliação pré-operatória e até marcar a data da cirurgia.
De acordo com especialistas, os eventos voltados para a comunidade, como a feira de saúde do Rotary, possibilitam o desenvolvimento de parcerias que trazem grande contribuição para o bom relacionamento das organizações com suas comunidades de entorno.
Pelo seu caráter de reforço da cidadania, também têm um importante papel no fortalecimento da imagem, contribuindo para aumentar a visibilidade de empresas e entidades.
34º Feira da Saúde no Bairro da Liberdade
Local: sede da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL)
Endereço: Av. Liberdade, 365, próximo a estação Liberdade do metrô
Data: 24/10/2015
Horário: 09h às 15h
Imagem: Estadão Conteúdo