Dia das Mães: 46,7% dos consumidores devem presentear com lembrancinhas

Pesquisa ACSP/Pinion aponta que os destaques serão presentes de menor valor e pagos à vista. Além de itens de vestuário registrarem a maior intenção de compra (52,9%), o combo chocolates e flores têm 27,5% das preferências

Redação DC
05/Mai/2025
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Dia das Mães: 46,7% dos consumidores devem presentear com lembrancinhas

Neste Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo, 11 de maio, 46,7% dos consumidores pretendem presentear, segundo a pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada pela PiniOn, com 1.631 entrevistados. 

Outros 32% responderam que não têm intenção de fazê-lo, enquanto 21,3% não sabem. Na comparação com 2024, aumentou ligeiramente a proporção dos que manifestaram intenção de compra e dos que não pretendem presentear, diminuindo a porcentagem de indecisos.

Do grupo de entrevistados que planejam comprar presentes, 39,7% pretendem gastar mais do que em 2024, enquanto 34,2% desejam o contrário. Quanto ao tíquete médio, a maioria (77,6%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 600. 

A pesquisa ACSP/Pinion também apontou que a maioria das compras deve ser realizada em pequenos estabelecimentos (43,7%) e em lojas físicas (60,8%). A maioria dos entrevistados (69,4%) manifestou que não utilizará a antecipação do 13º nas compras do Dia das Mães.

Entre as categorias de produtos ou serviços que fazem parte da intenção de compras, vestuários seguem como os principais itens, com 52,9% do total. Artigos de beleza, que incluem as categorias joias e bijuterias, continuam sendo lembrados, com 58,2% das intenções.

Por outro lado, nota-se redução nas categorias de móveis, eletrodomésticos e produtos digitais, que, somados, representam 38,4% das intenções de compra, abaixo dos 45,1% registrados na pesquisa do ano anterior - queda que pode estar relacionada ao aumento das taxas de juros. 

Chocolates, que sozinhos respondem por 15,5% das intenções, continuam sendo mencionados após a Páscoa, e junto com flores, somam 27,5% da preferência.

De maneira geral, nota-se uma diminuição na disposição em comprar de forma parcelada em relação a 2024, enquanto para a maioria dos itens a preferência é pelo pagamento em dinheiro e cartões de débito, e também na modalidade pix. 

Essa diminuição na intenção de parcelamento, que pode estar associada à alta dos juros de forma significativa ante 2024, se dá em um contexto de elevado endividamento das famílias, diz o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa.

Em síntese, afirma, as intenções de compra para o Dia das Mães continuam apontando para compras de artigos de menor valor e menos dependentes do financiamento via crédito.

A intenção de comprar na data aumentou moderadamente em relação à pesquisa do ano passado, refletindo a situação financeira mais difícil enfrentada pelas famílias, num contexto de juros altos, elevado endividamento e forte aumento de preços de produtos básicos. "De todo modo, a maior propensão a comprar presencialmente, em pequenos estabelecimentos, deve beneficiar especialmente o comércio mais tradicional”, sinaliza.


               PESQUISA INTENÇÃO DE COMPRAS DIA DAS MÃES 2025 - BRASIL

CATEGORIA  INTENÇÃO DE COMPRA DINHEIRO/DÉBITO PIX  PARCELADO
Vestuário/Calçados/acessórios  52,9% 45,2% 32,1% 22,7%
Perfumes/Cosméticos 43% 45,4% 35,2% 19,3%
Móveis/Eletrodomésticos 25,3% 49% 20,8% 30,1%
Chocolates+Flores 27,5% 51,3% 38% 48,7%
Cesta de Café da Manhã 9,7% 46,8% 38% 15,2%
Delivery de Refeição 4,9% 50,5% 44,5% 5%
Levar para Comer Fora 9,8% 51,3% 36,2% 12,5%
Joias 8% 46,3% 26,1% 27,6%
Bijouterias 7,2% 51% 33,8% 15,2%
Celular/Tablet/Notebook/PC 13,1% 42% 30% 28,1%
Livros 4,4% 52,8% 33,3% 13,9%
Viagem 5,8% 51,2% 21,2% 27,6%

Fonte: ACSP/Pinion


IMAGEM: Freepik

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