Consumidor deve gastar em média R$ 156 na Páscoa, diz Abecs

Ovos de chocolate são os itens mais desejados na data, comprados preferencialmente em loja física e pagos com cartão, mostra estudo

Redação DC
22/Mar/2024
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Consumidor deve gastar em média R$ 156 na Páscoa, diz Abecs

Os brasileiros devem desembolsar em média R$ 156 com chocolates, ovos e itens típicos nesta Páscoa, movimentando R$ 4,2 bilhões na data. As estimativas fazem parte de pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), realizada em parceria com o Datafolha.

O levantamento mostra ainda que, em comparação com o ano passado, 36% dos entrevistados acreditam que os gastos na Páscoa serão maiores, enquanto outros 31% planejam gastar valores similares. Por outro lado, 30% têm a intenção de gastar menos do que no ano anterior.

Mais da metade dos entrevistados (56%) declarou intenção de compra. A região Norte reúne o maior número de consumidores com disposição para desembolsar (61%). 

Entre homens (56%) e mulheres (55%), a intenção fica quase igualada. 

No recorte por faixa etária, a população entre 25 e 44 anos aparece em primeiro lugar, com 66%, seguida de perto pelos entrevistados entre 18 e 24 anos (63%). 

As classes A/B (65%) e C (57%) trazem média acima da nacional.

GASTO POR REGIÃO 

As regiões Sul (R$ 204) e Sudeste (R$ 156) apresentam intenção de gasto médio igual ou acima da média nacional. Nessas regiões, a estimativa de movimentação da economia com as compras de Páscoa é de R$  839 milhões e R$ 1,9 bilhão, respectivamente. 

A região Centro-Oeste apresenta média de gasto de R$ 154 e previsão de R$ 287 milhões de movimentação. Em seguida, o Norte aparece com gasto médio de R$ 136 e estimativa de R$ 329 milhões. Com a menor média está a região Nordeste (R$ 134) e movimentação de R$ 776 milhões.

Os homens pretendem gastar mais nesta Páscoa (R$ 174), assim como consumidores nas faixas etárias acima de 60 anos (R$ 166) e das classes A/B (R$ 195).

NO DÉBITO 

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos consumidores (51%) pretende usar cartão de crédito ou débito para comprar os produtos de Páscoa neste ano. 

Entre as duas modalidades, o débito é o preferido, com 29%, contra 22% do cartão de crédito. 

Outras formas de pagamento citadas pelos entrevistados são dinheiro (36%) e Pix (34%), enquanto 1% afirma não saber.

OVOS 

Entre os entrevistados, a maioria (64%) pretende priorizar os tradicionais ovos de páscoa. 

Em segundo lugar na escolha do consumidor aparece o bombom (bombons, caixas de bombons), com 23%, seguido das barras de chocolate (de quilo), com 16%, tabletes de chocolate, com 4%, chocolate, bala, doce, com 3%, e caixa de chocolates, com 2%. 

Cesta de páscoa, pelúcia e roupas aparecem com 1%. 

LOJA FÍSICA

Segundo o levantamento, nove em cada dez entrevistados pretendem comprar produtos ou presentes de Páscoa em uma loja física. Apenas 7% devem fazer as compras on-line.

A preferência por transações presenciais aparece tanto entre homens (92%) quanto entre as mulheres (91%), assim como em todas as classes sociais (A/B: 89%, C: 93% e D/E: 92%). 

Vista pelo recorte de faixa etária, a preferência por lojas físicas é maior entre a população com mais de 60 anos (97%) e menor entre 25 e 34 anos, com 87%.

 

IMAGEM: Marcos Fernandes/DC

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