Confiança do consumidor inicia 2025 em queda, diz ACSP

O Índice Nacional de Confiança (INC) recuou 1% em janeiro na variação mensal, aos 102 pontos, mas ainda se mantém em patamar considerado positivo

Redação DC
28/Jan/2025
  • btn-whatsapp
Confiança do consumidor inicia 2025 em queda, diz ACSP

O Índice Nacional de Confiança (INC), divulgado nesta terça-feira, 28/1, pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), recuou 1% em janeiro na comparação com dezembro do ano passado, passando a registar 102 pontos. Na comparação com janeiro de 2024, a queda foi de 2,8%

No patamar atual, o INC encontra-se em nível considerado positivo pela ACSP. O indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que pontuações acima de 100 denotam otimismo dos consumidores. A sondagem foi realizada com uma amostra de 1.679 famílias residentes em capitais e cidades do interior do país.

Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, “os sinais de desaceleração da atividade econômica, evidenciados pela redução na criação de empregos, somados à aceleração da inflação e ao alto endividamento das famílias e juros elevados tendem a deixar o consumidor mais cauteloso em suas decisões de compra.”

Por região, os resultados do INC foram heterogêneos: houve estabilidade na confiança nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, quedas no Norte e Sudeste, e aumento no Sul.

Entre as classes socioeconômicas, os resultados também foram variados, com recuos no índice para as famílias das classes AB e C, enquanto as da classe DE apresentaram crescimento.

Segundo a ACSP, a percepção das famílias sobre sua situação financeira atual se deteriorou, com uma piora ainda mais acentuada nas expectativas futuras em relação à renda e ao emprego. Além disso, foi observada uma leve redução na segurança no emprego.

Essa queda generalizada da confiança, segundo a ACSP, teve impacto negativo na disposição do consumidor para comprar itens de maior valor, como carro e casa, redução da intenção de adquirir bens duráveis, como geladeira e fogão, e uma menor propensão para investir.

 

IMAGEM: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física