Como se tornar um multifranqueado de alta performance

Primeira edição do SomosMulti, que acontece em 28 de maio na Capital paulista, trará cases e insights para impulsionar ainda mais os negócios desses empreendedores. Evento é inspirado no MultiUnit, o maior do segmento, realizado anualmente em Las Vegas

Karina Lignelli
17/Mai/2024
  • btn-whatsapp

Pelo menos 50% dos franqueados têm interesse em abrir uma franquia nos próximos 12 meses e, entre estes, mais da metade consideraria o repasse como boa oportunidade de negócio. 

Os dados, da pesquisa "O perfil do franqueado e multifranqueado brasileiro", feita com 1,5 mil respondentes de 750 cidades e 250 diferentes marcas no país pela CommUnit (ecossistema de multifranqueados), em parceria com o Instituto Hibou (de pesquisas e monitoramento de mercado), mostram a realidade deste segmento do franchising.  

Para tratar desse "multiverso", que inclui franqueados multiunidades, multimarcas, quem opera nos dois modelos e franqueados investidores (que colocam dinheiro e outros empreendedores para operar as lojas), no próximo dia 28 de maio será realizado o primeiro “Somos Multi”, congresso inspirado no MultiUnit, o maior do setor, realizado anualmente em Las Vegas. 

O segmento tem números significativos. De acordo com o levantamento, estima-se que existam hoje no Brasil mais de 200 mil operações franqueadas, geridas por 70 mil franqueados. 

Desse total, cerca de 35 mil operam algo em torno de 82% dessas unidades (165 mil), ou seja: pelo menos metade dos franqueados brasileiros tem mais de uma operação - algo que deve crescer nos próximos anos, segundo Denis Santini, co-fundador e CEO da CommUnit. 

“Em breve, teremos o primeiro multifranqueado do país administrando uma empresa com receita superior a R$ 1 bilhão”, sinaliza. 

A proposta da CommUnit é congregar franqueados e multifranqueados no mesmo ecossistema para trocas de boas práticas, relacionamento, capacitação, acesso a conteúdo exclusivo e oportunidades comerciais diferenciadas para alcançar a alta performance da operação.

Mas o que faz um franqueado atingir esse nível? Além de conseguir escala, ele deve aprende a negociar melhor com os fornecedores das múltiplas unidades, além de "respirar" pensando como pode melhorar a operação. E, principalmente, saber sobre seu papel dentro dela.  

"Não é papel do franqueado querer palpitar em tudo, dizer que entende de tudo. É fazer o melhor, cuidar bem da operação, saber gerenciar estoque e custos, lidar com clientes, investir em campanhas locais e até saber selecionar a próxima franqueadora." 

Santini, que além do trabalho como consultor hoje opera franquias do Rei do Mate, mas já foi multifranquado da L'Occitane, Nutty Bavarian e de marcas de clínicas estéticas e academias, afirma que hoje procura utilizar o aprendizado com os erros que cometeu no passado para não só ajudar a melhorar performance, mas o crescimento dos negócios dos multifranqueados.

Pela crença no potencial do mercado e na força do segmento, o CEO explica que a missão na CommUnit é ajudar os franqueados a aumentarem seus resultados.

Foi para isso que a iniciativa nasceu: para os empreendedores terem chance de conversar com outros empresários em linha direta, com grandes oportunidades de networking e troca, afirma. 

"O que eu quero fazer com o evento é mostrar os aprendizados que os grandes franqueados hoje tiveram, para que os novos cometam menos erros", completa.

Multifranqueado há quase 20 anos, Denis Santini é CEO da MD, agência de varejo especializada em franquias, integrante do conselho de diversas redes de franchising e autor do livro "Os 7 'franquehábitos' do franqueado de alta performance" (Grupo MD, 2ª edição, 2023).

COMO SERÁ

No SomosMulti, as palestras serão ancoradas em cinco pilares: gestão, liderança, expansão, vendas e inovação. Entre os temas abordados nas plenárias estão o desafio de formar equipes produtivas e engajadas, plano de negócios, sucessão, backoffice, repasse de franquia, como passar de duas unidades para dez e relacionamento com shoppings, entre outros.

Além dos executivos que fundaram marcas contando suas histórias, como José Carlos Semenzato, "shark" e presidente da holding de franquias multissetoriais SMZTO (que inclui redes famosas como Peça Rara, Instituto Embelleze, Petlove e Odonto Company), os multis apresentarão experiências de sucesso, para "confirmar que o franchising é uma cadeia que dá certo", diz Santini. "Os grandes protagonistas do congresso serão os franqueados", reforça.   

Sediado no Allianz Parque, o SomosMulti contará com mais de 50 palestrantes e painelistas. Entre eles, Camila Farani (empreendedora, presidente da G2 Capital e investidora Shark Tank), a multifranqueada Carmine Ribeiro, Renata Vicchi, CEO do Grupo CRM (Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee), Adir Ribeiro, CEO & Fundador da Praxis Business, e Simone Galante, fundadora e CEO da consultoria Galunion, especializada em foodservice, que prometem oferecer imersão em operações de franquia com apresentação de cases e novidades em serviços.

SERVIÇO

Somos Multi – 1º Congresso de Franqueados do Brasil 
Quando: 28 de maio, das 8h às 21h 
Local: Mirante (Allianz Parque, em São Paulo)
Para informações e inscrições, clique aqui

 

IMAGEM: Reprodução do site