Cesta de Natal fica 3,26% mais cara em São Paulo

O item que mais subiu foi o espumante, com alta de 24,81% na primeira semana de dezembro ante igual período de 2015

Estadão Conteúdo
09/Dez/2016
  • btn-whatsapp
Cesta de Natal fica 3,26% mais cara em São Paulo

Uma lista de 13 produtos mais procurados no Natal na capital paulista por consumidores que ganham de um a dez salários mínimos está em média 3,26% mais cara este ano, de acordo com levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). 

O item que mais subiu foi o espumante, com alta de 24,81% na primeira semana de dezembro em relação a igual período de 2015. Em contrapartida, o quilo do pêssego in natura está 23,68% mais barato em relação ao ano passado.

LEIA MAIS: O que os comerciantes esperam das vendas de Natal?

Na cesta de produtos que tiveram queda de preços entre um período e outro ainda entram filé mignon, com retração de 5,15%, e pernil com osso, que teve declínio de 8,07%.

Já a lista de itens que ficaram mais caros é maior. De 13 produtos, 10 aumentaram. Além da garrafa de espumante de 660 ml, a cerveja de 600 ml teve seu preço majorado em 5,77% neste começo de mês. 

Já o panetone subiu 4,60% na primeira semana de dezembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. O litro de azeite de oliva de 500 ml teve alta de 6,45%.

Ainda na cesta de proteínas, o quilo do bacalhau subiu 0,12%, enquanto lombo com osso encareceu 0,30%.

A despeito da variação média de 3,26% apurada na cesta natalina da Fipe, o resultado está aquém da taxa apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que mede a inflação na cidade de São Paulo, de 6,65%.

Contudo, enquanto a lista de produtos da ceia de Natal é de apenas 13, e o IPC acompanhe o movimento de preços de 468 produtos. 

Imagem: Thinkstock 

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis