Cemaac lança plataforma de mediação on-line

Com a ferramenta, a câmara espera otimizar a resolução de conflitos trabalhistas e societários, entre outros. Próximo passo será a implantação do serviço de arbitragem

Rebeca Ribeiro
16/Set/2024
  • btn-whatsapp
Cemaac lança plataforma de mediação on-line

A Câmara de Mediação e Arbitragem (Cemaac) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) lançou, na última segunda-feira (09/09), uma plataforma de mediação on-line. A plataforma, que estava em teste desde junho para integrar os serviços à estrutura, tem como objetivo facilitar a resolução de conflitos trabalhistas, societários, entre outros.

A plataforma MOL oferece todos os serviços de mediação e engloba cadastro, agendamento, comunicação, acesso às informações do caso, reunião e formalização dos processos de mediação totalmente on-line, dispensando assim que os clientes necessitem se deslocar até os encontros presenciais.

Além disso, todas as informações necessárias para o desenvolvimento da mediação estarão disponíveis na plataforma para os especialistas e para ambas as partes. Assim, os clientes conseguem se atualizar sobre o andamento do processo apenas ao entrar na plataforma, bem como os especialistas.

Para Marcella Calil, secretária geral da Cemaac, agora os empresários conseguirão realizar um processo de mediação que demande menos tempo, assim como recursos, já que, com a plataforma MOL, deixa de ser necessário pagar a taxa para os especialistas se deslocarem até os escritórios.

Com essa plataforma, a Cemaac espera atender mais casos em um curto período de tempo enquanto mantém a qualidade, já que é possível atender simultaneamente diferentes casos, como em um mutirão de conciliação, mantendo a transparência para os clientes que conseguirão acompanhar seus casos e checar seu andamento.

“Contamos que o uso da plataforma traga ainda mais segurança para as partes sobre cada etapa do processo, já que as informações e comunicações estarão mais acessíveis e mais tecnológicas”, diz.

De acordo com Marcella, a plataforma é mais uma forma de democratizar o acesso à mediação, já que contém todas as informações necessárias para facilitar o entendimento da mediação e arbitragem, mostrando como o funciona o processo e suas etapas, passando segurança aos clientes.

Além disso, a Cemaac pretende implantar futuramente o processo de arbitragem na plataforma, facilitando a acessibilidade a esse serviço aos clientes.

“Assim que percebermos a concretização desse processo de adaptação com a mediação, pretendemos utilizar a plataforma também para os procedimentos de arbitragem”, sinaliza. 

SOBRE A CEMAAC 

Criada em 2021, a Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial de São Paulo busca solucionar e simplificar processos extrajudiciais. A Câmara já realizou 265 procedimentos de mediação empresarial e 26 procedimentos de arbitragem.

Ao optar pela câmara de mediação e arbitragem da ACSP, os conflitos podem ser resolvidos em 30 dias, ou no máximo 13 meses, sendo que 80 dos casos de mediação foram resolvidos na primeira sessão. 

FOTO: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Para Ricardo Nunes, melhorar a desigualdade só com investimento em diversas frentes

Para Ricardo Nunes, melhorar a desigualdade só com investimento em diversas frentes

Entrevista com Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

Marina Helena, candidata à Prefeitura de SP, quer devolver IPTU a comerciantes