Camilo deixa a Subprefeitura da Sé. Coronel Salles reassume
Ex-comandante da PM deixa a pasta após dois anos atuando no trabalho de recuperação do Centro Histórico. Novo titular já esteve à frente da Subprefeitura entre 2021 e 2023, quando saiu para ocupar vaga na Câmara dos Vereadores

Após dois anos à frente da Subprefeitura da Sé, o coronel Álvaro Batista Camilo, conhecido pelas ações de zeladoria e segurança para revitalização do Centro Histórico de São Paulo, acaba de ser substituído pelo Coronel Marcelo Vieira Salles, titular da pasta entre 2021 a 2023, que agora reassume o posto.
A decisão de troca do subprefeito aconteceu na noite de segunda-feira (24) e foi antecipada para o Diário do Comércio na manhã desta terça, em bate-papo rápido com ambos. O anúncio será formalizado na edição do Diário Oficial da Cidade de São Paulo (DOC-SP) de quarta-feira (26).
QUEM É QUEM
Com 33 anos de Polícia Militar no currículo, instituição na qual chegou ao cargo máximo de comandante-geral, o Coronel Camilo assumiu a Subprefeitura da Sé no início de 2023 com o objetivo de "tornar o Centro histórico de São Paulo mais amigável aos mais de dois milhões de cidadãos que circulam pela região todos os dias", conforme afirmou ao DC na ocasião.
"Agora é hora de descansar um pouco", afirmou, após um período em que, sob seu comando, a subprefeitura atuou em prol da limpeza diária de regiões como a Praça da Sé e Cracolândia, da ampliação da atividade delegada e realizou trabalhos de prevenção primária para ordenamento da cidade, com foco em iluminação, controle dos camelôs irregulares e emparedamento de ferros-velhos, entre outros.
Já o novo subprefeito, Coronel Salles, que tinha saído da pasta para assumir uma vaga na Câmara dos Vereadores em 2023, agora reassume a convite do prefeito Ricardo Nunes, conforme apurado pela reportagem.
Na época, Salles, que é do PSD, ocupou a vaga do então vereador Felipe Beccari, do União Brasil, que havia sido eleito como deputado federal, por um arranjo entre os partidos. Em 2024, tentou a reeleição, mas não conseguiu a vaga na Câmara.
Também foi comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, chefe de Gabinete da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil Adjunto. Em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, foi um dos responsáveis pela criação do aplicativo “S.O.S. Mulher”, para proteção e socorro de pessoas com medidas protetivas expedidas pela Justiça.
Agora, Salles será responsável pela administração pública de oito distritos da região Central: Bom Retiro, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, República, Liberdade, Cambuci e Sé, um território de 26,2 km², com população residente de cerca de 431 mil habitantes, fora os 2 milhões flutuantes que circulam pela região diariamente. A Subprefeitura da Sé é a que tem o maior orçamento entre as 32 espalhadas pela cidade, com caixa de R$ 137 milhões.
IMAGEM: Cesar Bruneli/ACSP