Câmara de mediação da ACSP passa a atender os associados do Secovi-SP
Mediadores e árbitros especializados, indicados pelo Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim), compõem a equipe da CEMAAC

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio de sua Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem (CEMAAC), firma importante parceria com o Secovi-SP para resolução de conflitos do setor imobiliário.
Por conta do seu crescimento exponencial e seu dinamismo, o mercado imobiliário é um dos setores que mais demandam alternativas ao processo judicial comum para a resolução de seus conflitos contratuais. A mediação e a arbitragem são os métodos mais eficazes para a solução desses tipos de conflitos, seja pela celeridade, especialidade ou pela relação custo-benefício para os envolvidos.
Por isso, a ACSP, por meio da CEMAAC, é agora a Câmara de Mediação e Arbitragem oficial do Secovi-SP. Sendo assim, todos os conflitos procedentes dos filiados do Secovi-SP, sejam eles do passado ou do futuro, serão administrados pela CEMAAC.
De acordo com a Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI), de janeiro a dezembro de 2024 foram vendidas 103,3 mil unidades na cidade, o que representa um crescimento de 43% em comparação com o mesmo período de 2023.
Para atender a essa demanda, a CEMAAC possui um quadro de mediadores e árbitros profissionais especializados em todos os ramos do Direito Imobiliário, indicados por meio de uma parceria firmada com o Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM). São 30 profissionais que possuem capacidade técnica para atuar nas demandas desse mercado.
“É um privilégio ter o Secovi-SP como nosso parceiro em um momento de expansão do setor imobiliário, que, consequentemente, está sobrecarregado de conflitos. Aqui, sabemos que essas demandas terão solvência em um período bem menor que nos meios convencionais, melhorando o ambiente de negócios do setor imobiliário”, declara Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP.
“A parceria com a ACSP, uma das instituições empresariais mais respeitadas do Brasil, valoriza os serviços oferecidos aos nossos associados. A adoção de soluções extrajudiciais traz vantagens para empresas e profissionais do setor imobiliário por meio de processos mais céleres e menos burocráticos em relação à via judicial”, afirma Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP.
Presença no país
A CEMAAC possui 79 unidades distribuídas pelo Brasil administrando resolução de conflitos empresariais.
“Nosso quadro de mediadores e árbitros é composto por profissionais especializados, com vasto conhecimento no mercado imobiliário, o que chancela a credibilidade da entidade na resolução de conflitos de maneira mais célere e especializada”, explica Renan Luiz Silva, superintendente da ACSP.
Vale destacar que o setor imobiliário puxou o crescimento do volume de recuperação judicial em 2024, onde a CEMAAC também auxilia nas demandas.
Na Justiça comum, estima-se que haja quase 80 milhões de processos em andamento. Somente no Tribunal de Justiça de São Paulo, o tempo médio gasto para a resolução de conflitos é de seis anos e meio.
IMAGEM: DC