As novas fronteiras da segurança

O mundo em rede expande as possibilidades de conexão – para o bem e para o mal

O que vem por aí
06/Jan/2016
  • btn-whatsapp
As novas fronteiras da segurança

A região de Ivano-Frankvisk, na Ucrânia, experimentou dois dias antes do Natal o primeiro blecaute público ocasionado por ataques perpetrados por criminosos virtuais.

O pioneirismo da ação liga um importante alerta sobre a ligação entre redes de dados e equipamentos, locais, veículos e muitos outros objetos e estruturas do mundo físico.

O que até agora se assemelhava a uma incursão típica de ficção científica demonstra o quanto podemos estar expostos a ataques em situações jamais imaginadas.

Sistemas de entretenimento de aeronaves, redes elétricas, carros, celulares, eletrodomésticos – basta haver uma ligação à internet ou quaisquer rede, o risco está instalado.

Se, de um lado, um novo tipo de terrorismo pode se espalhar no mundo, da mesma forma as empresas – mesmo a partir de exemplos não tão alvissareiros – podem perceber a abertura de inéditas oportunidades para se proteger, mas ao mesmo tempo gerar negócios por meio de um ambiente que, embora mais arriscado, pode se constituir como muito mais inteligente.

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Colunistas