As ativações que fazem da loja Gentle Monster uma galeria de arte

Com 13 formatos pop-ups simultâneos ao redor do mundo, a marca coreana de óculos de sol tem se comunicado livremente com o mundo dos Millennials com suas lojas conceituais e diferentonas

Mariana Missiaggia
03/Jun/2024
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As ativações que fazem da loja Gentle Monster uma galeria de arte

Fazer do varejo uma atração. Em tempos difíceis para o comércio físico, tomar esse pensamento como norte pode mudar o rumo de um negócio. Apontada como uma tendência a ser observada, a Gentle Monster, marca de óculos sul-coreana, pensa cada loja de uma forma individualizada.

Diferentemente do varejo tradicional, que busca uma padronização e um modelo de loja que pode ser reconhecido em qualquer lugar do mundo, a marca é definida como destemida e futurista, e ainda é respeitada como uma galeria de arte.

Cenários perfeitos para o mundo do Instagram, quem visita as lojas da Gentle sabe que encontrará um espaço fértil para criar o tipo de conteúdo digital que engaja bem nas redes sociais. 

Sem nenhuma prateleira ou vitrine, quem entra na loja se depara com instalações, exibições cinéticas, criaturas animadas e muita cor. De acordo com seu CEO, Michael Lee, o objetivo é encontrar beleza no estranho, e assim estimular conversas repletas de pensamentos inusitados.

 

Montada para incentivar a exploração e cheia de tecnologia e atrações, as 13 lojas pop-ups criam serviços e experiências diferentes em cada uma das lojas. Desde que foi fundada, em 2011, por Hankook Kim, seus espaços nunca foram modestos e sempre tiveram um conceito exuberante e nada óbvio.

Cada loja tem um tema diferente. E embora pareça minimalista, o espaço é cheio de objetos e intervenções artísticas. Com um conceito inverso, em vez de criar móveis e iluminação focada em exaltar os produtos, os óculos são expostos de forma simples, fazendo um contraste com o entorno. Como se fosse uma galeria de arte, sempre há objetos em movimento, que reproduzem sons em meio a cenários bem coloridos e exótico.

E assim, os óculos se tornam automaticamente os objetos especiais fora desse contexto incomum e expostos ao redor de obras de arte contemporânea, criando uma experiência de compra completamente diferente dos seus competidores e da era do e-commerce.

 

Em Sanlitun, na China, por exemplo, o tema A Revolução foi concretizado com a representação da alta tecnologia. Ao entrar na boutique, os clientes se deparam com uma gigante instalação que gira em torno de dois aceleradores circulares, que representam os dispositivos rotativos que estimulam a evolução da planta, assim como outra instalação que manifesta uma árvore antiga com galhos de alta tecnologia recém-crescidos, que sinalizam o surgimento de uma nova vida.

Depois que recebeu investimentos da empresa multinacional de luxo LVMH, em 2017, a marca vem se expandindo gradualmente. Ela ainda tem muito mais força em localidades orientais (Seul, Pequim, Hong Kong e Xangai), mas já chegou a Nova York e tem planos agressivos para Europa e América do Norte.

Com discurso e merchandising bem focados nos millennials asiáticos, os óculos da marca costumam aparecer em cenas importantes dos tão famosos doramas (séries dramáticas produzidas em países asiáticos). O foco da Gentle Monster no público juvenil é justamente por se tratar de clientes que buscam o tempo todo por novidades.

 

Com seus comportamentos e estilo de vida muito característicos, a maior parte dessa geração, nascida entre as décadas de 1980 e 1990, representa uma grande parcela dos consumidores atuais, e por isso ganha tanta atenção da marca.

O seu lançamento mais recente, da coleção Gentle Jelly, é uma linha de óculos de sol inspirada em doces, com peças cheias de detalhes nas armações, como açúcar e granulados, estruturas que se assemelham a gelatina e com embalagens similares às usadas para armazenar doces de verdade - e isso é um dos motivos que levam muitos influenciadores a compartilharem vídeos na internet antes mesmo do lançamento oficial ter acontecido.

 

IMAGENS: divulgação

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