As 4 características principais do novo consumidor

Pesquisa realizada pela EY-Parthenon mostra que o aumento de players no sistema financeiro, a pandemia e questões ambientais são elementos que moldaram o consumidor atual

Agência EY
27/Mai/2024
  • btn-whatsapp

A 13ª onda do Future Consumer Index (FCI), pesquisa realizada pela EY-Parthenon, destaca um novo perfil de consumidor. Esse levantamento é feito periodicamente para coletar as percepções sobre os hábitos de consumo no Brasil e no mundo. A última edição foi realizada em novembro de 2023 em 21 países. Leia abaixo as quatro características que resumem o consumidor atual.

1) Imerso em um novo contexto financeiro

A pouca liquidez no mercado e o índice elevado de endividamento das famílias coexistem com o fenômeno da multibancarização e a oferta ampliada de opções de crédito via varejistas, para além das instituições bancárias. Tudo isso torna a equação financeira mais complexa para a tomada de decisões das empresas do setor.

2) Impactado pela crise, mas otimista

Superada a crise da covid, os efeitos da racionalização do consumo ainda persistem, mas tendem a diminuir. A queda na preocupação com o custo de vida e com os custos de necessidades em casa, ao lado da expectativa da diminuição da taxa de juros e do desemprego, favorece o otimismo.

3) Preocupado com preço, mas de olho em qualidade

Com a qualidade em primeiro lugar como critério para decisão de compra, o consumidor demonstra mais confiança na economia e maior interesse na sofisticação de produtos. Por outro lado, a preocupação com o preço permanece relevante, o que impõe desafios aos varejistas na precificação de produtos e na experiência de compra oferecida. Fica o desafio das empresas de avaliar o perfil e classe de renda do consumidor para customizar sua estratégia e satisfazer/fidelizar seus consumidores.

4) Atento à saudabilidade e à sustentabilidade

A relevância dada a esses dois critérios de compra no estudo mostra a importância dos elementos de diferenciação. Ainda que observadas as diferenças geracionais, trata-se de um indício de maior sensibilidade dos consumidores ao tema da sustentabilidade e uma consequente demanda por mais comprometimento das empresas.

 

IMAGEM: Freepik

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conheça os projetos que buscam requalificar o Centro de SP

Conheça os projetos que buscam requalificar o Centro de SP

Os impactos da IA no mercado de trabalho

Confira como foi a festa dos 100 anos do DC