Alfredo Cotait Neto é reconduzido à presidência da Facesp

A nova gestão vai fortalecer as iniciativas que buscam garantir a sustentabilidade e independência das associações comerciais do interior paulista

Cleber Lazo
19/Mar/2025
  • btn-whatsapp
Alfredo Cotait Neto é reconduzido à presidência da Facesp

Alfredo Cotait Neto foi reconduzido ao cargo de presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), durante assembleia geral ordinária realizada nesta segunda-feira (17/03), na sede da entidade, na capital paulista.

A decisão, aprovada por unanimidade, reflete a confiança e o reconhecimento do trabalho desenvolvido por Cotait à frente da instituição nos últimos anos. Além da recondução, a assembleia também homologou os nomes dos novos vice-presidentes das Regiões Administrativas (RAs) da Facesp, que atuarão em conjunto com o presidente para fortalecer a rede associativista em todo o Estado.

No discurso de posse, Cotait destacou os avanços conquistados pela Facesp e reforçou o compromisso com a continuidade de projetos estratégicos.

“Hoje, damos início a uma nova fase na Rede de Associações Comerciais de São Paulo. Temos trabalhado incansavelmente para defender os interesses da classe empreendedora e fortalecer o sistema associativista. A Facesp possui uma força extraordinária e o nosso objetivo é ampliar ainda mais o impacto positivo que geramos no desenvolvimento econômico e social no Estado”, afirmou.

Um dos pilares estratégicos da nova gestão continuará sendo o Plano de Fidelização e Fortalecimento (PFFOR), iniciativa que tem como objetivo fortalecer as Associações Comerciais, garantindo a sustentabilidade e a independência.

Cotait anunciou que, a partir de abril, serão realizadas Caravanas da Facesp em todas as regiões de São Paulo. “Estas caravanas levarão apoio técnico, capacitação e ferramentas essenciais para que nossas entidades se tornem cada vez mais fortes e preparadas para os desafios do futuro. Queremos que toda a nossa Rede seja referência em gestão e em representatividade”, explicou.

Além disso, o presidente destacou a importância de ampliar a integração entre as Associações e o setor produtivo, promovendo iniciativas que estimulem o empreendedorismo, a inovação e a competitividade das empresas paulistas. “Nosso foco será sempre o desenvolvimento sustentável e a geração de oportunidades para todos os empreendedores”, complementou.

Crescimento econômico

Com vasta experiência no setor e reconhecido por sua capacidade de articulação, Cotait, que também preside a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), tem sido um dos principais responsáveis pelo fortalecimento da Rede de Associações Comerciais, contribuindo para o crescimento econômico e a melhoria do ambiente de negócios.

Cotait também fez a indicação dos Vice-Presidentes Executivos da Facesp, que vão apoiar a gestão. São eles: Ary de Oliveira Russo, Lincoln da Cunha P. Filho, José Eduardo Rodrigues de Carvalho, Luiz Roberto Gonçalves, Ricardo Anderson e Roberto Mateus Ordine.

A cerimônia de indicação e posse de Cotait contou com a presença do conselheiro Marco Bertaiolli, e da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait.

Ordine assume como vice-presidente tesoureiro da Facesp

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine, foi indicado e empossado como vice-presidente tesoureiro da Facesp. A indicação foi feita por Cotait.

Em seu discurso, Ordine destacou que as associações comerciais entram em uma nova fase de atuação, mantendo o foco na defesa da classe empreendedora, mas, agora, com um olhar voltado para a sustentabilidade. “Nosso objetivo é oferecer soluções que apoiem o desenvolvimento dos negócios”, afirmou.

Entre os serviços de destaque oferecidos pelas associações comerciais, Ordine ressaltou a Câmara de Mediação e Arbitragem, que, segundo ele, será uma importante geradora de receita. “Há um consenso na sociedade de que a mediação é mais rápida e eficiente. As instituições de ensino também têm reconhecido a importância de esgotar as possibilidades de negociação, antes de recorrer à judicialização. Com a mediação, o prazo para a resolução de conflitos é significativamente reduzido, o que beneficia todos os envolvidos”, explicou.

Ordine ainda destacou que esta mudança de mentalidade abre grandes oportunidades para as associações comerciais. “Estamos diante de um cenário promissor, no qual podemos ampliar nossa relevância e impacto”, completou.

No âmbito institucional, o presidente da ACSP também enfatizou a necessidade de o sistema associativista se engajar na campanha pelo voto distrital misto. “Essa é uma pauta fundamental para fortalecer a representatividade e a eficiência do nosso sistema político”, concluiu Ordine.

 

IMAGEM: Marina Nascif/ACSP

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis