ACSP lança DC News, agência de notícias especializada em varejo
Objetivo é oferecer conteúdo informativo e analítico para outros veículos de comunicação. Evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito Ricardo Nunes
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) lançou nesta quarta-feira, 7/8, a DC News, agência de notícias especializada em varejo e empreendedorismo. A iniciativa faz parte das comemorações do centenário do Diário do Comércio, que aconteceu em 1° de julho, e também dos 130 anos da entidade, que ocorre em dezembro.
De acordo com a ACSP, a linha editorial da agência terá foco em conteúdo analítico e informativo, voltado para varejistas, veículos de comunicação e empreendedores.
Com 20 editorias voltadas ao ambiente empresarial, tendo como temas em destaque economia, negócios, tecnologia, lideranças femininas e varejo, a agência também tem uma seção sobre o Centro de São Paulo.
Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, afirmou que, junto com o Diário do Comércio, a DC News vai reforçar o compromisso com a informação de qualidade. Hoje, segundo o presidente da entidade, há uma ausência de informações corretas, transparentes e sem viés no mercado.
"O que nós queremos trazer para o empreendedor, para o comerciante, para o nosso público associado é uma maior segurança para que possam realizar suas atividades, sua tomada de decisões", disse. "A DC News tem esse papel de continuidade, com a mesma transparência do Diário do Comércio nesses 100 anos, para fortalecer e ampliar ainda mais o alcance da informação."
Com quase quatro décadas de experiência, o jornalista e professor Edson Rossi é o editor-chefe à frente da nova agência. Já fez parte de grandes empresas de comunicação, como o Grupo Abril. "Por que uma agência de notícias? Essa resposta é simples e está dentro de casa, na história da ACSP, que comemora 130 anos, está nos 100 anos do Diário do Comércio, produzido brilhantemente pelo Vinicius Prado [editor-chefe do jornal], está na missão da associação, que é a voz, o apoio, o facilitador, o agente transformador em nome do empreendedorismo", afirmou. "E está especialmente nos valores desta casa: credibilidade e independência. Então, acho que eles estão fazendo algo certo, e eu quero estar nisso, quero ser parte dessa jornada."
Junto com Rossi, fazem parte da nova equipe a editora Bruna Lencioni e os jornalistas Vitor Nuzzi, Bruna Galati, Victor Marques, Naira Zitei e Klester Cavalcanti. "É um time pequeno, mas robusto em experiência. E aí vem o motivo pelo qual a agência nasce: com a missão de ser a maior referência em conteúdo informativo e analítico do varejo brasileiro. Esse é nosso foco."
REPERCUSSÃO
O evento de lançamento da DC News, que teve como mestre de cerimônias o jornalista Carlos Tramontina, contou com a presença de autoridades como o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, o prefeito Ricardo Nunes, o secretário de Projetos Estratégicos do estado de São Paulo Guilherme Afif Domingos e o secretário de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab.
Condecorado durante o lançamento da DC News com o Colar Carlos de Souza Nazareth, maior honraria concedida pela ACSP, o governador lembrou da tradição da associação com a informação de qualidade. "É uma continuidade da trajetória do Diário do Comércio, um veículo de 100 anos, que começou como um boletim informativo da ACSP e agora inaugura essa nova etapa, um marco, que é essa agência de notícias focada em varejo e empreendedorismo."
Tarcísio destacou também a relação de parceria com a ACSP em ações em prol do empreendedorismo e do comércio, como na desburocratização com programas como o Desenvolve SP, que liberou R$ 1 bilhão em crédito para empreendedores, ou o Qualifica SP. "É uma relação, uma interação muito importante e nós viemos aqui para celebrar."
Já o prefeito Ricardo Nunes, que destacou os 130 anos da ACSP e os 100 do Diário do Comércio, exaltou o lançamento da DC News, por ser um veículo focado em desenvolvimento econômico e no compartilhamento de boas informações sobre a cidade de São Paulo - como a chegada de 47 mil empresas desde 2021, e o saldo positivo de 129 mil empregos em 2023. "Fica o nosso compromisso de contribuir com muitas notícias boas para vocês publicarem."
Ligado à ACSP desde 1976, o secretário Guilherme Afif, que passou por diversas funções e chegou a presidir a entidade, considerou a chegada da DC News uma sequência histórica do Diário do Comércio, "do qual tive orgulho também de ser superintendente e de ver a vida do jornalismo econômico ter continuidade aqui dentro desta casa."
Kassab, que também é ligado à entidade desde que integrou o Fórum de Jovens Empreendedores (FJE) da ACSP, disse que "tudo o que nasceu na ACSP deu certo". "A agência veio para ficar e será uma grande força de comunicação em nosso estado de São Paulo."
IMAGENS: Dani Ortiz