ACSP é palco para lançamento do livro “Liberdade de Expressão e Direito à Informação”

Redação DC
23/Fev/2024
  • btn-whatsapp
ACSP é palco para lançamento do livro “Liberdade de Expressão e Direito à Informação”

Na tarde de quinta-feira, 22 de fevereiro, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebeu a visita dos doutores Luiz Antonio Caldeira Miretti, Eliana Calmon, ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Maria Odete Bertasi, por ocasião do lançamento da obra coletiva “Liberdade de Expressão e Direito à Informação”. Eles foram recebidos por Roberto Mateus Ordine, presidente da entidade.

Entre os autores do livro estão Luiz Flávio Borges D’Urso, membro do Conselho Deliberativo da ACSP, e Luiz Augusto Filizzola D’Urso, coordenador do Conselho de Segurança Cibernética e de Dados Pessoais da Associação Comercial de São Paulo. Completam o time de autores: Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus Maluf; André Marsiglia; Carlos Alberto Dabus Maluf; Cesar Romão; Delci Lima; Gabriel Marciliano Junior; Luiz Antonio Caldeira Miretti; Mauro Eduardo Vichnevetsky Aspis; Ricardo Peake Braga; e Sérgio de Azevedo Redó.

São 10 artigos assinados por advogados, jornalistas e professores sobre o tema do livro que se mostram extremamente atuais, sobretudo em decorrência do fenômeno mundial da politização da justiça, sugerindo alteração de leis e seus princípios, ou ao menos sua reinterpretação pontual conforme as circunstâncias e o interesse do momento político, sabidamente transitório quando se trata de regimes democráticos onde a sociedade elege, a cada período, seus representantes.

A doutora Maria Odete trabalhou na coordenação do livro e o prefácio foi escrito pela ex-ministra Eliana Calmon. Após a visita no Gabinete da Presidência, foi realizado, no 11º andar, o lançamento do livro com sessão de autógrafos. Além dos autores, também estava presente Ramon Mizuno, sócio da editora Imperium.

Na sua apresentação, Eliana Calmon afirmou que a obra é pura cidadania. “Embora tenham usado diferentes abordagens nos seus textos, conseguiram formar uma só unidade ao final. O que mais me encantou é que os articulistas escreveram sobre diversos ângulos, mas no final, todos tinham o mesmo pensamento”, disse.

Roberto Mateus Ordine enfatizou que a associação é uma entidade centenária que defende a livre iniciativa, o empreendedorismo e o comércio local. “Em todos esses anos, sempre lutamos pela liberdade de expressão e o direito à informação e com grande honra recebemos esses convidados para realizarem o lançamento desta tão importante obra”.

 

IMAGEM: ACSP

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas