A Dafiti não vai sair do seu pé

Líder do comércio eletrônico de moda aposta R$ 1 milhão em uma loja física de alta tecnologia para conquistar consumidores que não compram pela internet

Karina Lignelli
13/Mar/2015
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A Dafiti não vai sair do seu pé

Passear pela rua Oscar Freire, na capital paulista, pode se transformar em uma experiência tecnológica. Conhecida pelas sofisticadas lojas de roupas, sapatos e acessórios, agora a rua dos endinheirados dos Jardins receberá a Dafiti Live - primeira loja física do site Dafiti que, até então, vendia produtos exclusivamente pela internet.

Não será preciso nem entrar na loja para receber as novidades da loja - sensores de geolocalização disparam nos celulares dos clientes notificações sobre os lançamentos.Se interessar, ainda na rua o passante poderá interagir com uma tela na vitrine, que responde ao simples deslizar de dedos, como um grande tablet. 

Um passo para dentro da Dafiti Live, inaugurada na última quinta-feira (12/3) e o passeio entre paineis com códigos binários já trazem o conceito - ali, a experiência será digital. No mesmo lugar, é possível escolher roupas, sapatos e acessórios, escanear o código dos produtos pelo smartphone e colocar suas medidas no aplicativo. As peças estarão à sua espera, no tamanho certo, dentro do provador.

Mesmo com toda essa tecnologia, quinze funcionários estão ali para trazer um pouco de realidade a essa experiência. Auxiliam os clientes, oferecem dicas de moda e até fazem uma espécie de curadoria das peças expostas. Também é possível finalizar a compra pelo celular. As compras chegam em casa no mesmo dia - e com frete grátis. 

A fusão do varejo tradicional com o e-commerce é o conceito central da Dafiti Live, a primeira loja física da Dafiti, que hoje opera em cinco países - Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia. A imersão digital faz parte da estratégia que marca a mais presente tendência no varejo mundial: o atendimento omnichannel, onde a experiência digital se funde com a vida real. O tema foi o centro dos debates da edição de 2015 do NRF Big Show, maior evento de varejo do mundo. 

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A ideia é trazer a marca para a rotina de novos clientes - aqueles pouco habituados às compras pela internet. “A tecnologia facilita essa convergência, pois queremos estar presentes em qualquer momento da vida dos clientes”, diz Malte Huffman, um dos sócios-fundadores e responsável pelo marketing da empresa.

DAFITI LIVE: TOUCHSCREEN PARA VER LANÇAMENTOS PELA VITRINE, NA RUA 

Inspirada pela experiência da sofisticada rede norte-americana Nordstrom, a empresa investiu R$ 1 milhão na loja conceito, que possui 400m² e deve funcionar até junho deste ano. Os sócios esperam faturar até R$ 3 milhões por mês com a nova loja. 

“É um teste. A ideia é posicionar a marca entre a lojas de referência da Oscar Freire", diz o alemão Malte Horeyseck, um dos sócios-fundadores e responsável pelas compras na Dafiti. Se o projeto der certo, o modelo de loja high tech poderá ganhar mais espaço nas metas da empresa. "Poderemos estender a permanência ou até ir para outras praças.”

MARCA PRÓPRIA PARA AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO

A empresa aproveitou o momento para lançar também a sua marca própria, a Dafiti Collection. Para desenhar a coleção, a empresa contou com uma equipe de estilistas e designers com experiência na grandes lojas de departamento, como C&A e Zara. As tendências de moda europeias e norte-americanas foram importadas e adaptadas para o estilo do consumidor brasileiro. 

“Mesmo sendo fast fashion, queremos oferecer peças com qualidade, estilo e preços atrativos”, completa Huffmann. “Hoje, já somos líderes de mercado. Mas com a marca própria, estamos dando um passo à frente para chegar aos 30%, 40% de participação, no longo prazo”

Em 2011, foi o crescimento do e-commerce brasileiro que trouxe a Dafiti para o Brasil. O avanço das vendas de roupas, sapatos e acessórios do ano passado teve efeito revigorante. Esses produtos desbancaram os eletrônicos, que estavam no topo do ranking dos produtos mais vendidos pela internet, segundo dados da E-bit - em 2014, a categoria Moda e Acessórios passou a representar 17% das compras feitas pela internet.

LOJA CONCEITO QUER VENDER FAST FASHION COM ESTILO E PREÇO JUSTO 

Nos últimos dois anos, a Dafiti centrou fogo renovação da marca - o site passou por mudanças de posicionamento e identidade visual. A plataforma para celulares e tablets também foi incrementada. Segundo Huffman, o resultado foi um aumento de 10% na conversão de clientes - ou seja, na venda efetivada após um passeio pelo site. No fim do ano passado, a empresa, que tem capital fechado, revelou seus números pela primeira vez. No primeiro semestre do ano, o faturamento chegou a R$ 261 milhões.

Por outro lado, nem todos os investimentos deram resultados tão positivos rapidamente. Foram dedicados R$ 20 milhões na troca do sistema logístico e operacional da empresa. As mudanças geraram falhas de atendimento que acabaram gerando reclamações e até multas à empresa. Agora, a nova loja contará com SAC, e as trocas devem ser feitas no mesmo dia, se o produto tiver em estoque. 

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