34% dos consumidores não controlam seu orçamento

Pesquisa sobre Educação Financeira, realizada pela Boa Vista SCPC, mostra os hábitos dos brasileiros sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema

Redação DC
17/Nov/2017
  • btn-whatsapp
34% dos consumidores não controlam seu orçamento

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês.

Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa sobre Educação Financeira também constatou que 61% dos consumidores aprenderam por conta própria a lidar com o dinheiro.

Outros 28% dizem que os pais foram os responsáveis por introduzir este assunto no seu dia a dia.

Quando questionados se já buscaram informações sobre Educação Financeira, 43% dos consumidores dizem que sim.

Entre os que afirmam fazer o controle orçamentário, 47% alegam que já buscaram orientações de Educação Financeira. Entre os que dizem não fazer, 36% já precisaram se informar sobre o tema.

E onde obtiveram essas informações? 46% dos consumidores alegam que recorreram a pesquisas do tema em sites específicos sobre Educação Financeira. Entretanto, apenas 29% afirmam que essas informações foram suficientes para esclarecer ou os ajudar com o que precisavam.

51% alegam que recorreram a pesquisas sobre Educação Financeira porque queriam alternativas para controlar os gastos. 33% por estar endividados. 5% para entender e realizar investimentos e 11% apenas para conhecimento.

De um modo geral, quando indagados em quais situações procurariam por informações ou dicas de Educação Financeira, a maioria respondeu querer economizar dinheiro (25%), seguida de dificuldades financeiras (19%) e informações sobre investimento ou como fazer para render o dinheiro (19%).

 

METODOLOGIA

Nesta pesquisa sobre Educação Financeira, a Boa Vista SCPC entrevistou 1.194 consumidores em todo o país. O levantamento foi realizado através da internet, entre os dias 22 de maio a 03 de julho. Os resultados devem ser lidos considerando margem de erro 3p.p. e 95% de grau de confiança.

FOTO:Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis