O que fazer quando o cliente não bate à sua porta

Técnicas de prospecção de potenciais clientes possibilitam às empresas de serviços se concentrar no atendimento daqueles que têm mais chances de fechar negócios

Italo Rufino
01/Mar/2016
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O que fazer quando o cliente não bate à sua porta

Em épocas de recessão econômica, é comum ouvir de empreendedores que o cliente sumiu. E muitos reclamam com razão. É fato que os consumidores e empresas estão pensando várias vezes antes de contratar novos serviços

E quais alternativas restam aos empreendedores do setor? Chorar pelo cliente que não volta; atirar para todos os lados ou centrar esforços em encontrar quem tem interesse nos serviços que a empresa oferece? 

Para quem cravou na última opção, técnicas de prospecção de clientes podem ajudar a empresa a encontrar bons clientes e a aprimorar o atendimento para conquistá-los. 

“No passado, a equipe comercial de uma empresa tinha a responsabilidade de todas as fases da venda”, afirma Renato Gosling, diretor da consultoria ProspectaInc. “Mas, nos últimos anos, houve a popularização de equipes de prospecção, que atraem, selecionam e qualificam potenciais clientes para o departamento de vendas.”

Veja como a sua empresa pode prospectar clientes e aumentar as vendas. 

SAIBA QUEM PRECISA DE SUA EMPRESA 

Antes de tudo, o empreendedor precisa rever o seu mercado e o segmento ou nicho de clientes que atende. Uma estratégia para analisar o público é desenvolver um persona – um perfil imaginário de cliente ideal. 

O persona pode apresentar características demográficas, desejos e problemas que gostaria de solucionar. Caso a empresa atue em diferentes mercado, poderá criar diferentes personas. 

A criação do persona não deve ser feita por intuição. É necessário considerar as características dos atuais clientes, dos clientes dos concorrentes e os motivos que levam clientes a desistirem de fechar negócio. 

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O passo seguinte consiste em duas estratégias, que podem ser usadas simultaneamente: 

• Inbound marketing, técnica em que a empresa desenvolve conteúdo relevante, como artigos e ebooks, e publica em seu site e redes sociais para atrair potenciais clientes, que vão enxergar a empresa como especialista em sua área – a técnica serve para captar dados dos prospectados. 

• Outbound marketing, conceito em que a empresa conhece potenciais clientes por meio de eventos de network, pesquisas na internet, fóruns online, Linkedin ou por indicações dos clientes atuais. Nesse caso, é a empresa que vai atrás do cliente. 

A Aster, empresa paulista que presta serviços de segurança patrimonial para empresas e consumidor final, tem uma política em que os clientes atuais indicam novos compradores.  

“Como recompensa, o cliente pode ganhar desconto em compras no valor de até 10% do contrato firmado com a pessoa ou empresa que ele indicou”, afirma Fabio Fragoso, diretor da Aster. “Ano passado, conquistamos sete bons clientes por meio de indicação.”

COELHO (AO CENTRO), DA CONTATO EFETIVO: CONTEÚDO RELEVANTE PARA ATRAIR CLIENTES

INICIE UM RELACIONAMENTO 

Empresas que utilizam inboud marketing podem pedir dados dos interessados em troca de acesso a conteúdo que produz. Empresas que recorrem ao outbound marketing podem conseguir os dados dos prospectados ao realizar networking, tanto no mundo físico quanto no digital. 

O importante é ter uma lista de potenciais clientes para contatá-los por email ou telefone. Neste ponto é necessário ter alguns cuidados. Enviar propostas e promoções logo de cara só vai assustar os prospectados.

Como num flerte amoroso, a empresa precisa agir naturalmente e apresentar conteúdo útil que ajuda a solucionar as demandas dos prospectados. 

Walter Coelho utiliza técnicas de inbound marketing em sua empresa, a Contato Efetivo, que presta serviços de seleção e capacitação de mão de obra para televendas e atende clientes como Bradesco Seguros e Serasa Experian. 

As pessoas que acessam o site da empresa podem informar seus dados em troca de baixar um script de televendas, tema útil para os clientes da Contato Efetivo. 

“Oferecer conteúdo é uma forma de iniciar o relacionamento”, diz Coelho. 

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FILTRE OS PROSPECTADOS 

Conforme os prospectados baixam conteúdo no site da Contato Direto, recebem mais mensagens complementares por meio de uma ferramenta de email marketing.

“Quando o cliente demonstra interesse, pergunto quais são as suas necessidades”, afirma Coelho. “Só depois apresento os serviços da empresa.”

É interessante segmentar e qualificar os prospectados de acordo com o nível de interação – recebeu um primeiro contato, demonstrou interesse em conhecer a empresa, aceitou participar de reuniões, solicitou propostas, entre outros.  

Na empresa Aster, os clientes são organizados num ranking e ganham pontos conforme o relacionamento com a empresa aumenta. “Se o prospectado for dono ou executivo de uma empresa, um influenciador ou tomador de decisão, ganha mais pontos”, afirma Fragoso.  

NUNES, DA HAWK CONSULTORIA: RELACIONAMENTO NASCE DE UMA ROTINA SAÚDAVEL

Além de lista de contatos de prospectados, é recomendado ter um catálogo de clientes atuais e de inativos, que também devem ser contatados regularmente. 

“O que mantém um relacionamento é uma rotina saudável, seja com quem ainda não é cliente, seja com quem já comprou”, afirma Rodrigo Nunes, da Hawk, consultoria de prospecção de clientes. 

FINALIZE A PROSPECÇÃO

A prospecção leva naturalmente a venda. Na Contato Efetivo, o vendedor só aparece após o cliente afirmar que vai fechar negócio. 

Por sua vez, na Aster, a equipe de prospecção monitora a evolução dos prospectados no ranking. Quando um deles atinge determinada quantidade de pontos, o contato é enviado para a equipe de vendas, que oferece o fechamento. 

Nos dois casos, a venda é feita conforme os especialistas recomendam, de forma natural e sutil. 

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UTILIZE MÉTRICAS 

As métricas mais comuns usadas na prospecção são:

• quantidade de potenciais clientes que a empresa entrou em contato (diária, semanal ou mensalmente).

• número de pessoas que acessaram o conteúdo da empresa e, dessas, quantas demonstraram interesse em mais detalhes.

• quantidade de propostas enviadas e quantas foram aceitas.

• quantos contatos aceitaram participar de reuniões presenciais. 

Os dados podem ser cruzados para medir a eficiência da prospecção e mostrar gargalos no relacionamento. 

Quando a prospecção é bem feita é esperado que a conversão de vendas e tíquete médio cresça, mas essa métrica é responsabilidade da equipe comercial. 

Após intensificar as estratégicas de prospecção, o faturamento da Contato Direto cresceu 31% em 2015. “Cerca de 20% das pessoas que baixaram conteúdo no site contrataram os serviços”, afirma Coelho. 

Na Aster, os resultados foram parecidos. A taxa de conversão de propostas aumentou de 4% para 7% – e o valor dos contratos cresceu 15%.

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