Como entender melhor as métricas do Instagram para o seu negócio

Ao acompanhar números e saber como interpretá-los, cada marca pode determinar quais tipos de postagens são mais populares entre seus seguidores e ajustar a sua abordagem

Mariana Missiaggia
25/Ago/2023
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Ponto de partida para entender como posicionar o seu negócio no Instagram, a análise de métricas é um passo importante para mapear como os seus seguidores se comportam na plataforma e como alcançá-los da melhor forma.

Interpretar essas informações e entender o que essas métricas têm a nos dizer pode promover mudanças fundamentais para a evolução de uma marca na rede, além de medir o desempenho do conteúdo, identificar o que funciona e o que não funciona.

Entre as métricas mais importantes estão as de engajamento, como curtidas, comentários e compartilhamentos, que indicam como os usuários estão interagindo com suas postagens.

Chamada Instagram Insights, essa ferramenta permite monitorar várias métricas, como impressões (quantas vezes a sua postagem foi vista), alcance (quantas pessoas únicas viram sua postagem), e também as métricas de engajamento (o quanto cada pessoa interage com cada perfil).

Para acessar essas informações, é necessário possuir uma conta comercial ou de criador de conteúdo no Instagram.

Mas, nem tudo são apenas números. Por exemplo, um alto número de impressões, mas baixo engajamento, pode indicar que seu conteúdo está alcançando muitas pessoas, mas não está ressoando com elas.

Ao monitorar as métricas do Instagram também é importante identificar tendências e padrões de comportamento dos seus seguidores. Tais como, em que horário eles estão mais ativos, quais tipos de conteúdo geram mais interações e quais hashtags são mais eficazes para aumentar a visibilidade das suas postagens no feed dos usuários.

Para Vitor Mateus Lima, CTO da Magis5, o cenário altamente competitivo do comércio eletrônico leva as empresas de pequeno e médio porte a enfrentarem desafios para sobreviver e prosperar. Com recursos limitados é essencial que essas empresas aproveitem ao máximo cada oportunidade para atrair e reter clientes. Veja algumas a seguir:

Número de seguidores

Medir o número de seguidores é a forma que expõe a quantidade de usuários que começaram ou deixaram de seguir um perfil durante um determinado período. De certa forma, isso revela a eficácia das estratégias de crescimento.

Esses dados são relevantes para mostrar se o perfil está realmente atuando de acordo com os seus objetivos e quantas pessoas estão interessadas no conteúdo que você compartilha e estão dispostas a acompanhar suas postagens regularmente.

Além disso, o número de seguidores influencia diretamente em outras métricas importantes, como o alcance das postagens e o engajamento.

Impressões

As impressões são uma métrica importante para medir o alcance das postagens no Instagram. Elas representam o número de vezes que uma postagem foi visualizada nos feeds dos usuários ou em páginas de resultados de pesquisa.

Ao analisar essa métrica, os profissionais podem identificar quais postagens estão alcançando mais pessoas e quais não estão atingindo o público-alvo desejado. Isso permite ajustar a abordagem e assegurar que as postagens sejam maximizadas em termos de exposição.

Visualização de perfil

Esse item é responsável por apresentar a quantidade de visitas que o perfil recebeu no período analisado e estabelecer uma comparação com períodos anteriores.

A partir disso, é possível avaliar as estratégias usadas para atrair mais visualizações para a conta e determinar de que forma esses resultados podem ser aprimorados. Uma frequência regular de postagens nesse período de análise faz toda a diferença para obter mais visitas e conseguir analisar esses dados de uma forma mais clara.

Cliques no perfil 

Medir os cliques no perfil é fundamental para compreender como as postagens e os conteúdos compartilhados estão impactando o desempenho e a visibilidade da marca ou conta.

Esse item reúne todos os dados referentes às interações dos usuários com as informações que você disponibilizou para que eles conheçam e entrem em contato com a empresa.

Além de mensurar os cliques que direcionam para o site, essa métrica também mostra quantas pessoas se interessaram em enviar um e-mail e obter a localização ou o seu número de telefone, por exemplo.

Dentro deste elemento também é possível explorar a taxa de cliques no perfil, o número absoluto de cliques no perfil, comparação dos cliques entre diferentes tipos de postagem, origem dos cliques, e a análise socio-demográfica dos perfis visitantes.

Engajamento

Em particular, o engajamento é uma métrica crucial, pois indica o quanto os usuários estão interagindo com o seu conteúdo. Pode ser medida de várias formas, incluindo o número de curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações de vídeo e outros meios que revelam de que maneira os seus seguidores enxergam o seu conteúdo e no interesse em rever essa postagem depois.

Stories

Maneira popular de compartilhar conteúdo instantâneo e efêmero, os stories são o meio preferido de muitos comerciantes para se comunicar. Os usuários podem postar fotos, vídeos e até mesmo adicionar elementos interativos, como enquetes e perguntas.

Os stories têm um tempo limitado de visualização antes de desaparecerem, o que cria um senso de urgência e exclusividade e torna o recurso perfeito para anúncios, como ofertas e trocas de coleção. 

Os dados fornecidos pelas estatísticas dos stories podem ajudar os usuários a entender o engajamento com o conteúdo publicado. É possível medir a taxa de visualizações e a participação dos espectadores nas opções interativas disponíveis nas histórias.

Por exemplo, é possível verificar quantos espectadores viram cada história individualmente ou analisar quantos usuários saíram da história antes que ela terminasse. Isso fornece insights sobre a atração ou aborrecimento gerados pelo conteúdo.

IMAGEM: Pexels

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