Carrefour lança franquia de R$ 150 mil para enfrentar expansão da Oxxo
Modelo de minimercados Carrefour Express, que está no Brasil desde 2014 e hoje tem 151 lojas próprias em São Paulo, agora vai contar com três formatos de franquias para os empreendedores

Na disputa pelo varejo de proximidade, o Grupo Carrefour Brasil anunciou nesta semana sua estreia no mercado de franquias brasileiro com investimento inicial a partir de R$ 150 mil. O lançamento oficial foi feito durante a abertura da ABF Franchising Expo, maior feira do segmento que acontece no Expo Center Norte, Zona Norte da capital paulista, até 1º de julho.
O modelo de minimercados Carrefour Express não é novidade: está no Brasil desde 2014 e atualmente possui 151 lojas em São Paulo, com unidades que variam de 15 m² a 200 m² e ofertam cerca de 3 mil itens.
A novidade é que agora o Carrefour Express, além das unidades próprias, vai contar com três modelos de franquias para o empreendedor que quiser investir na marca e chega para acirrar a concorrência com a Oxxo, que tem lançado centenas de unidades de mercado de vizinhança no Brasil.
Atualmente, a rede mexicana tem cerca de 325 unidades e chegou ao país em 2020, durante a pandemia. Recentemente, a marca divulgou que faz uma inauguração por dia e deve abrir mais de 210 unidades até o fim de 2023.
O conceito de mercado de proximidade vem apresentando um ritmo acelerado de expansão impulsionado pela pandemia e pela maior busca por experiências de compra convenientes e rápidas. Além da Oxxo e do Carrefour Express, o mercado brasileiro também tem a força do Grupo Pão de Açúcar, que possui cerca de 241 lojas físicas das marcas Minuto Extra e Minuto Pão de Açúcar.
OPÇÕES DE LOJAS
Os franqueados do Carrefour Express vão contar com três modelos diferentes de operações e investimentos. São eles:
- Lojas de rua e centros comerciais: unidades com características de consumo de proximidade;
- Lojas residenciais (100% autônomas): unidades instaladas em condomínios residenciais para atender a demanda de moradores e prestadores de serviços;
- Lojas in company: unidades implementadas em conjuntos empresariais para atender a demanda dos colaboradores e prestadores de serviços que trabalham no local.
Segundo o Carrefour, as novas lojas são uma evolução do modelo atual, mais modernas e preparadas para tornar a experiência de compra dos clientes mais fluida.
Dentre os benefícios oferecidos aos franqueados estão: experiência reconhecida em varejo alimentar, portfólio amplo de produtos, qualidade dos produtos de marca própria, atendimento da área comercial e logística, modelo de negócio escalável e programa de fidelidade para os clientes.
O diretor-executivo de Proximidade do Grupo Carrefour Brasil, João Edson Gravata, classifica esse movimento como importante para a companhia. “Ser franqueado do Carrefour Express é uma oportunidade única de fazer parte da maior rede varejista do Brasil, que irá oferecer todo o suporte e expertise tanto na parte operacional quanto comercial. Além disso, capturamos valor agregado, permitindo a expansão do nosso negócio em parceria com os franqueados”, afirma.
O executivo completa que o Carrefour já possui o modelo de franquias em outros países, e conhece os benefícios de ter um parceiro. “Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com os franqueados para garantir o sucesso de seus negócios”.
Entre os 3 mil itens das lojas express da companhia francesa estão produtos alimentares essenciais, incluindo perecíveis e alimentos prontos para o consumo com autosserviço para bebidas frias e aquecimento para finalização de alimentos consumidos no local.
Para o consultor de gestão de negócios Robson Alvarez Pimentel, é muito interessante o anúncio do Carrefour Express como uma opção de franquia. “O mercado de proximidade é uma forte tendência desde 2020, quando as pessoas já estavam há 1 ano em casa por causa da pandemia. Comprar produtos de qualidade na esquina passou a ser encarada como uma excelente opção pelos consumidores porque priorizam a proximidade”, diz.
Sobre a concorrência com a Oxxo, Pimental avalia que é sempre saudável haver opções. “É uma tendência de mercado que está dando certo, assim como já fazia o próprio Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar e, mais recentemente, a Oxxo. O Carrefour visa aumentar essa disputa com o lançamento de opção de franquias. Quem sai ganhando é o consumidor”, considera.
IMAGEM: Carrefour/divulgação