Banco lança projeto para apoiar exportação de micro e pequenas
Além de financiamento, proposta é fomentar vendas para o exterior por meio de ações de marketing digital

O Banco do Brasil, em parceria com a B2Brazil, portal brasileiro de compras corporativas destinado à exportação, irá lançar um projeto para apoio a micro e pequenas empresas para exportação por meio de ações de marketing digital.
Os clientes do banco poderão financiar suas estratégias através da linha de crédito Proger Exportação Promoção Comercial, que tem recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e um orçamento de R$ 140 milhões em 2016, um aumento e R$ 97 milhões ante os recursos do ano passado.
Para João Carlos Pinto de Mello, gerente executivo de Soluções de Atacado do Banco do Brasil, há mercado para a utilização de toda a linha.
"Imaginamos que vamos consumir (toda a linha) e o atual patamar do câmbio brasileiro é bem atrativo para exportações", disse o executivo.
Na avaliação de Mello, a ideia é apoiar essas empresas no início das suas exportações.
Segundo ele, as empresas costumam iniciar suas ações no exterior com a sondagem de mercados e participação em feiras, o que pode elevar o custo para iniciar o trabalho no mercado internacional.
"Entre as vantagens do projeto está a efetividade e a necessidade de investir menos nesse início", disse
Segundo o Banco do Brasil, essa iniciativa contribuirá para atingir a meta que a instituição financeira fixou para 2016, de levar o crédito à exportação a 2.690 empresas brasileiras, em operações de pré e pós embarque, assim como para o financiamento de promoção comercial.
Esse número representa uma expectativa de crescimento de 10% em relação ao realizado em 2015. Neste ano, 2.587 empresas já contrataram alguma operação de crédito com o BB relativa a comércio exterior.
Para Alexandre Ferreira Martins, Sócio do B2Brazil, o custo das ações de marketing é alto e acaba sendo proibitivo para as micro e pequenas empresas.
"A gente consegue, através de ferramentas, desenvolver esse trabalho de forma que esse segmento possa participar", disse. Ainda segundo ele, a B2Brazil tem 10 mil empresas cadastradas.
O Proger Exportação é uma linha de crédito, em moeda nacional, destinada a empresas com faturamento bruto anual até R$ 10 milhões que tem por finalidade o financiamento à exportação de bens na modalidade pré-embarque, bem como de despesas com promoção de exportação.
A linha oferece custo competitivo (TJLP acrescida de spread aplicado no momento da contratação), prazo de pagamento até 12 meses, cobertura de 100% do valor da exportação ou da despesa de promoção comercial, vantagem tributária (alíquota zero de IOF) e possibilidade de utilização do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), dentro das regras do Fundo, como garantia complementar.
BOLETO REGISTRADO
O banco também anunciou uma solução para reduzir em até quatro dias o tempo de liquidação de boletos bancários através dos boletos registrados para serviços de comércio eletrônico.
Segundo João Carlos Pinto de Mello, gerente executivo de Soluções de Atacado do Banco do Brasil, 100% do comércio eletrônico ainda trabalha com boleto sem registro e a ideia é que essa mudança, com um controle mais efetivo, possibilite essa redução no tempo de liquidação dos boletos. "A ideia é facilitar a vida do comerciante", disse.
De acordo com o executivo, o custo para emissão dos boletos registrados será o mesmo de carteira de cobrança comum, que é negociado caso a caso.
Segundo o banco, a nova solução já gerou mais de 130 mil boletos em menos de um mês para apenas um cliente BB, enquanto funcionou como projeto piloto.
Para implementação dessa solução, as empresas podem estabelecer a comunicação diretamente com o banco, reduzindo custos de integração, uma vez que não é exigida a contratação de intermediadores de pagamento.
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