Alessandra Andrade, da ACSP, é a nova cara da SP Negócios
Em entrevista ao Diário do Comércio, ela explica seus planos à frente da agência de promoção de investimentos da Prefeitura de São Paulo e diz que já identificou um grande número de interessados em investir na cidade

Alessandra Andrade, que já foi vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), assumiu no início deste ano o cargo de diretora-presidente da SP Negócios, agência de promoção de investimentos ligada à Prefeitura da Capital, com a missão de "vender a cidade de São Paulo para o mundo e atrair novos investimentos nacionais e internacionais."
Criada há pouco mais de dez anos, a SP Negócios tem como objetivo a melhoria do ambiente de negócios da cidade, a atração de novos investimentos nacionais e internacionais e a estruturação de projetos de infraestrutura, concessões, parcerias público-privadas e outros projetos de interesse público.
Em seus primeiros meses de gestão, a nova presidente da agência destaca já ter identificado um pujante interesse de novos investidores na cidade, além do desejo daqueles que já empreendem na Capital em ampliar os negócios.
"O ambiente de negócios em São Paulo está bombando, com muitas oportunidades e uma economia forte, desvinculada da política. E percebo que a previsibilidade e segurança jurídica que temos aqui são fatores cruciais para atrair investidores", disse em entrevista ao Diário do Comércio.
Nesse sentido, Alessandra explica que a atuação da SP Negócios é a de uma facilitadora, desburocratizando processos para não só atrair, mas também manter empresas em São Paulo.
O desafio, contudo, é grande. São Paulo é a cidade natal de empresas que hoje são líderes de mercado: Nubank, iFood e 99 são algumas delas. Porém, muitos municípios avançaram nessa seara e também passaram a ser atrativos para os empresários. Em 2024, Florianópolis repetiu o feito do ano anterior e é a capital brasileira que lidera o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e a Seall.
A lista considera municípios com mais de 80 mil habitantes e abrange 404 cidades. São Paulo ficou em segundo lugar, com destaque para educação, infraestrutura e sustentabilidade ambiental. Ano a ano, Vitória, no Espírito Santo, também avança no ranking.
Ao dar ênfase aos estudos de inteligência de mercado que a SP Negócios realiza, Alessandra diz tê-los como principal ferramenta para entender o impacto de diferentes setores na cidade a fim de embasar novas políticas públicas.
Com as missões internacionais no radar, a agência também terá como prioridade fomentar negócios entre empresas paulistanas e investidores estrangeiros com o propósito de gerar um impacto significativo nas exportações. "Não vamos perder negócios, temos muito suporte para empresas em diversas áreas."
Otimista em relação às ações de revitalização do Centro de São Paulo, ela acredita que a segurança na cidade, impulsionada por investimentos em tecnologias como a do Smart Sampa, contribui para um ambiente onde a população se sente mais à vontade para consumir e frequentar diversos locais.
Em sua opinião, as atuações da SP Negócios e da Associação Comercial são importantes recursos para empreendedores, e aponta o associativismo como fundamental para o desenvolvimento econômico e para a formação de bons líderes.
Especialista em liderança e inovação, Alessandra Andrade é diretora do Pateo 76, gestora do FAAP Business HUB e foi responsável pela criação do Conselho de Inovação (CONIN) da ACSP. Acompanhe a entrevista a seguir:
FOTO: Daniela Ortiz/ACSP